Pesquisadores, com apoio da Fapesp, fizeram uma revisão dos estudos já publicados sobre o tema
Ocupando o 4º lugar no ranking de número de diagnósticos no Brasil, os tumores de colo uterino são também a quarta maior causa de morte por câncer, mesmo podendo ser prevenidos através de vacinação e um teste capaz de detectar o HPV.
O exame de HPV é realizado da mesma forma que o de papanicolau: as células do colo do útero são coletadas com uma escova específica para essa finalidade e através da tecnologia PCR (reação em cadeia da polimerase) é detectada a presença ou não do DNA de diferentes tipos de vírus no colo do útero.
Porém, no Brasil, o rastreamento dos tipos de vírus ainda é feito somente através do exame citológico (papanicolau), que comparado ao exame de HPV possui menor sensibilidade.
Os custos são o maior obstáculo para realizar a adoção e alteração desse método no sistema atual. No entanto, em outros países da América Latina, este método já se tornou uma realidade. Segundo o Hospital de Amor (antigamente chamado Hospital do Câncer de Barretos) é sim possível realizar de maneira custo-efetiva no Brasil, país mais rico da região. A conclusão foi publicada na revista Cancers.
Os pesquisadores, com apoio da Fapesp, fizeram uma revisão dos estudos já publicados sobre o tema e também levantaram informações oficiais sobre triagem primária com teste de HPV em oito países.
*Com informações do portal R7
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS