A cidade de Cubatão, em São Paulo, que já foi considerada o ‘Vale da Morte’ devido à poluição industrial, firmou uma parceria com o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) para implementar o projeto ‘Centro de Ciência para o Desenvolvimento Cidades Carbono Neutro’. A assinatura do convênio ocorreu na quarta-feira, 23 de abril de 2025, na prefeitura, com a presença de autoridades locais.
O projeto visa reduzir a emissão de gases do efeito estufa e promover a sustentabilidade urbana. Historicamente, na década de 80, as indústrias da região despejavam cerca de mil toneladas de poluentes diariamente. Desde então, Cubatão se comprometeu a mudar essa realidade e, recentemente, recebeu o selo de Cidade Verde ‘Tree Cities Of The World’.
O convênio terá duração de cinco anos e incluirá iniciativas como estudos de qualidade do ar e desenvolvimento de tecnologias para energia limpa e manejo de resíduos. O IPT já investiu aproximadamente R$ 430 milhões em projetos semelhantes em todo o estado.
O secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Cleiton Jordão Santos, destacou que o convênio permitirá um diagnóstico ambiental que identificará as ações necessárias para mitigar a poluição e alcançar um melhor equilíbrio ambiental na cidade.
.