Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Ex-pesquisadora do IB recebe Prêmio Fundação Bunge 2011

Publicado em 05 agosto 2011

Por Everaldo Luís Silva

Pesquisa realizada na Unicamp utilizando o emprego da tecnologia do RNA no controle do vírus do trato respiratório em aves rendeu a Helena Lage Ferreira o Prêmio Fundação Bunge 2011, na área de defesa sanitária animal e vegetal. A pesquisa, premiada na categoria Juventude, integra o doutorado de Helena, realizado entre 2004 e 2007, no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.

A organização do prêmio informou que sua tese de doutorado resulta "em importantes achados de pesquisa na área de sanidade aviária" e "abre futuros estudos para a avaliação de uma eficiente ferramenta para evitar o escape viral". Para desenvolver o trabalho, Helena Lage Ferreira obteve bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi orientada pela professora Clarice Weis Arns, do IB.

O anúncio dos agraciados foi feito no dia 29 de julho, após reunião do grande júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores, realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo. O prêmio foi criado há 56 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria Vida e Obra reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria Juventude destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área.

A cerimônia de premiação será realizada em setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão R$ 100 mil cada um (categoria Vida e Obra) e R$ 40 mil (categoria Juventude), além de diplomas e medalhas.

Helena é ex-aluna de pós-graduação em genética e biologia molecular do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Fez pós-doutorado no Veterinary and Agrochemical Research Centre, na Bélgica e, atualmente, é docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), campus Pirassununga.

Os outros pesquisadores premiados são:

Categoria Vida e Obra

José Roberto Postali Parra e Luiz Drude de Lacerda, nas áreas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Oceanografia, respectivamente.

Categoria Juventude

Além de Helena Lage, César de Castro Martins foi contemplado na área de Oceanografia