Notícia

Jornal da USP

Ex-aluno da USP abre empresa na Inglaterra

Publicado em 15 fevereiro 2016

Por Denise Casatti e Henrique Fontes

Ele saiu do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, para empreender em terras inglesas. Rafael Libardi está, desde dezembro, empenhado em desenvolver suastartup, a UkkoBox, cuja sede está instalada em uma incubadora de empresas e aceleradora europeia especializada em cibersegurança, situada em Londres, na Inglaterra.

A ideia de desenvolver a ferramenta surgiu durante o mestrado do ex-aluno no ICMC, quando foi orientado pelo professor Julio Cesar Estrella, do Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LASDPC). Ao longo de sua pesquisa, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Libardi estudou questões de segurança na internet, enxergou que a área tinha potencial e poderia gerar um novo negócio. Foi isso que o levou  à UkkoBox, uma startup que criou com dois sócios: Paul Ngum, que cuida da parte de negócios da empresa, e Edgard Regolão, publicitário e designer. A startup também conta com dois programadores.

Segundo Libardi, formado em Sistemas de Informação pelo ICMC, o principal objetivo da UkkoBox é garantir segurança e privacidade aos usuários que desejam armazenar seus arquivos na internet. “Com certeza, a formação que obtive no ICMC contribuiu para o desenvolvimento da minha empresa, não só pelo conhecimento técnico que adquiri, mas também pelas iniciativas de fomento ao empreendedorismo dentro da Universidade, como, por exemplo, o Clube de Empreendedorismo da USP”, revela o ex-aluno. Outra oportunidade que surgiu para Libardi, enquanto estudava no instituto, foi a possibilidade de participar do primeiro programa de aceleração de startups realizado dentro da USP, em junho do ano passado.

De São Carlos