Notícia

JRS

Eventos incentivam divulgação científica e combatem negacionismo

Publicado em 23 setembro 2020

A PUC-Campinas realiza, de 28 a 30 de setembro, dois eventos voltados à divulgação da ciência e da tecnologia. O II Postgraduate Meeting será realizado do dia 28 ao dia 30, e o XXV Encontro de Iniciação Científica e X Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ocorrerão dias 29 e 30 deste mês. Os dois eventos serão online, com transmissões pelas redes sociais da Universidade. A TV PUC-Campinas pode ser acessada neste endereço.

Para a abertura do Postgraduate Meeting, no dia 28 de setembro, às 18h, será realizada a palestra “A Ciência entre a Desinformação e o Excesso de Informação”, com o físico, professor e Secretário de Comunicação da Unicamp, Prof. Dr. Peter Alexander Bleinroth Schulz.

Para o Encontro de Iniciação Científica, a abertura, no dia 29 de setembro, às 8h30min, será com a palestra “Como se Comunicar Melhor sobre Ciência com seus Colegas e o Resto do Mundo”, com Gabriel Andrade Alves, jornalista científico da Folha de S. Paulo.

Os dois palestrantes abordarão as dificuldades, as oportunidades e boas experiências na área de divulgação de ciência e tecnologia. Eles também gravaram um podcast para o canal Olhar Contemporâneo, do site da PUC-Campinas. O podcast pode ser acessado neste endereço.

Entre os temas que abordaram estão a utilização da internet, redes sociais e novas tecnologias para divulgação da ciência, a importância da comunicação para os pesquisadores e as melhores formas de tratar fake news e negacionismo da ciência.

Gabriel destaca que ironizar ou reagir agressivamente a movimentos que costumam negar evidências científicas não funciona. “Na verdade, essas pessoas não negam a ciência. Elas são céticas, desconfiadas, e precisamos entender como pensam e quais são seus argumentos para esclarecer as suas dúvidas”, diz.

Ele também elogia novas iniciativas de divulgar ciência, como eventos abertos e fora das universidades e centros de pesquisa. Mas alerta para a necessidade de avaliar melhor essas iniciativas para que não se tornem apenas eventos voltados para a própria comunidade acadêmica.

O professor Peter também acredita que é preciso melhorar a comunicação e mostrar, principalmente, como o conhecimento científico é construído. “A ciência ainda é respeitada, mas o interesse muitas vezes é somente sobre os resultados e respostas a problemas, como a pandemia da covid-19. Mas poucos divulgam como o conhecimento é construído, que é um processo lento, rigoroso e sistemático”, disse.

Por isso, ele defende que os pós-graduandos passem a ser preparados para falar não só para seus pares, mas também para a comunidade em geral.

O Encontro de Iniciação Científica e o Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação são realizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para qualificar, incentivar, socializar e fortalecer a Iniciação à Pesquisa na Universidade em todas as áreas do conhecimento.

Os alunos também participam de palestras e minicursos, socializam os Planos de Trabalhos realizados e são avaliados pelos docentes pesquisadores da Universidade e por Bolsistas de Produtividade do CNPq.

No Postgraduate Meeting o objetivo é apresentar as pesquisas que se iniciam na Pós-Graduação, a partir da apresentação dos slides em inglês desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pelos alunos ingressantes dos Cursos de Mestrado e pelos alunos do 2º ano dos Cursos de Doutorado, especialmente aqueles apoiados por bolsas de estudo da Universidade ou de agências de fomento externas, como CNPq, Capes e Fapesp.

Para ver programação completa do II Postgraduate Meeting acesse este endereço.

Para ver programação completa do XXV Encontro de Iniciação Científica e X Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação acesse este endereço.