Notícia

Agência USP de Notícias

Eventos esportivos globais

Publicado em 03 outubro 2011

Por Da Redação

Nos dias 10 e 11, das 19 às 22 horas, o Centro Universitário Maria Antonia da USP, com o apoio do Centro Brasileiro de Planejamento (Cebrap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), traz Jaeho Kang, professor da The New School de Nova Iorque, para duas palestras sobre eventos globais esportivos como espetáculo de mídia: políticas de identidade (trans)nacional na Copa do Mundo. As palestras são gratuitas e acompanhadas pela exibição de filmes sobre o tema.

Jaeho Kang analisa os debates teóricos e políticos sobre as funções sociais e culturais da Copa do Mundo, com ênfase especial no espetáculo midiático e na relação entre globalização e nacionalismo.

No dia 10, a palestra apresenta os contextos histórico e político da Copa do Mundo como um megaevento mundial e discute como ele se tornou um espetáculo midiático em conexão com as redes de mídias globais.

No dia 11, o foco é a relação entre a globalização do futebol e a identidade nacional, com análises do histórico recente da Copa do Mundo, incluindo as da Coréia-Japão (2002) e da África do Sul (2010).

Jaeho Kang realizou pesquisa sobre a Copa do Mundo na África do Sul e desenvolve nova pesquisa sobre a próxima edição do evento no Brasil.

O Centro Universitário Maria Antonia fica na Rua Maria Antonia  294, 1° andar, sala 100,  Vila Buarque, São Paulo. Mais informações: (11) 3123 5200; www.usp.br/mariantonia; www.facebook.com/maria.antonia.usp; twitter.com/mariantonia_usp