Notícia

Jornal Primeira Página

Evento universitário reúne 1.755 trabalhos

Publicado em 07 outubro 2009

A 8ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar começou, na segunda-feira, com a inscrição de 1.755 trabalhos acadêmicos, número considerável para uma instituição que prima pela produção de conhecimento relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. A comunidade é co-partícipe no evento na medida em que pode se inscrever em alguns dos minicursos desenvolvidos na instituição.

Em sua oitava edição, a jornada reúne os seguintes eventos: o XVII Congresso de Iniciação Científica, o II Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o VII Encontro de Extensão, o VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu), o V Congresso de Pós-Graduação e o IV Workshop de Grupos de Pesquisa.

Os trabalhos serão apresentados, durante o evento, em sessões orais e de painéis, além dos cerca de cem minicursos. Ontem, o Congresso de Iniciação Científica e o Congresso de Iniciação em

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tiveram sessões de painéis. Também houve as sessões de apresentação oral. O encontro de Extensão também apresentou sessão de painéis sobre o tema Educação!

As atividades do Workshop de Grupos de Pesquisa contam com a mesa-redonda "Política de Financiamento para a Pesquisa" da qual participam o Diretor Científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz; o Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Cosme Rizzo Assunção; o Chefe do Departamento de Acompanhamento, Avaliação e Gestão da Informação da Finep, Rogério Amaury de Medeiros; e o Gerente Geral de P&D de Abastecimento do Centro de Pesquisas da Petrobras, Alípio Ferreira Pinto Júnior.

As atividades do Congresso da AUGM começam com a palestra "Energia e Mudanças Climáticas; no Teatro Florestan Fernandes, e a mesa-redonda "A Questão Ambiental e o Aquífero Guarani! Também são realizadas

sessões de apresentação oral de trabalhos, de pôsteres e oral.

Livro

Até o dia 16 de outubro, a Edufscar promove o I Festival do Livro Universitário. O evento será realizado durante a 8a Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, com o objetivo de oferecer à comunidade universitária a oportunidade de conferir os títulos de editoras universitárias de todo o País.

O festival é aberto para todo o público interessado e as obras terão descontos a partir de 30%. Dentre as editoras que participam do evento estão as da USP, Embrapa, Fiocruz, PUC-São Paulo e PUC-Minas, Unesp, universidades federais de Minas Gerais, da Bahia, do Espírito Santo, do Pará, Paraná, a EdUFSCar, dentre outras.

O festival tem parceria com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias. O evento será realizado na Livraria da Edufscar, na área externa da Biblioteca Comunitária, das 8h às 19h30. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16)3351-8962.