Notícia

Unesp

Evento sobre Segurança na América Latina no Canadá

Publicado em 30 abril 2013

Hector Luis Saint-Pierre, professor da Unesp de Franca, participa, dia 2 de maio, do Latin American Security: Implications for Canadian and International Policy. O evento ocorre até dia 3, no Alberta Room, The Dining Centre, da University of Calgary, Canadá. A palestra do docente será sobre The Armed Forces: Their mission versus their nature.

Segundo os organizadores, o que motiva o evento é que, ao longo da última década, os desafios de segurança na América Latina e Caribe sofreram com considerável evolução do crime organizado, associado especialmente com a indústria de narcóticos, que tem gradualmente mudado para a América Central, México e Caribe, no processo de desestabilizar ainda mais a região.

Ao mesmo tempo, as forças militares do Caribe e da América Latina e da polícia, principalmente em regiões pós-conflito, sofreram mudanças consideráveis e têm procurado responder ao ambiente de segurança em evolução. A conferência reúne especialistas em segurança da América Latina a partir de academia, do setor privado e do governo para analisar a forma como o ambiente de segurança na região está evoluindo e quais são as implicações desses desafios de segurança para os cidadãos e os governos da região do Caribe e, em particular, para os interesses canadenses.

Perfil

Héctor Saint-Pierre é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Possui mestrado em Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência e doutorado em Filosofia Política pela Unicamp. É pós-doutor pela Universidad Autónoma de México, México e livre-docente na Unesp. É professor nos cursos de História e de Relações Internacionais da Unesp, Câmpus de Franca, São Paulo, e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, uma parceria entre Unesp, Unicamp e PUC-SP. É pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) no Brasil e atua como assessor em várias organizações científicas nacionais (CNPq, CAPES, FAPESP) e estrangeiras (CONICET/ Argentina).

Fundou e coordena o Grupo de Estudos da Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e dirige o Centro de Estudos
Latino-Americanos (CELA), ambos da Unesp. É responsável pelo Observatorio Suramericano de Defensa y Fuerzas Armadas, membro da diretoria da Red de Segurança y Defensa de América Latina (RESDAL) e Coordenador do Grupo Cone Sul (Argentina/Brasil/Chile/Uruguai) do projeto ibero-americano La Administración de la Defensa como Política Pública en Iberoamérica (ADEFAL), sediado em Madrid.

Coordenou o GT Forças Armadas, Estado e Sociedade na Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais
(ANPOCS), foi co-chair da Seção "Defense, Democracy & Civil-Military Relations" da Latin American Studies Association. Atua, ainda, como membro da Junta Acadêmica ad hoc do Inter-American Defense College. Tem diversos livros publicados, entre eles Controle civil sobre os militares e política de defesa na Argentina, no Brasil, no Chile e no Uruguai e Política armada: fundamentos da guerra revolucionária, pela Editora Unesp.

Assessoria de Comunicação e Imprensa