Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Evento promovido pela UNICAMP une biologia, mídia e educação

Publicado em 28 novembro 2008

MULTIPLICIimagens começa hoje (28) e segue na semana que vem

Acontece hoje (28) e nos dias 4 e 5 de dezembro o Seminário "MULTIPLICIimagens", organizado pela Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo é criar possibilidades de pensar no que acontece quando a natureza se torna objeto de exposição. O evento, gratuito, aberto ao público, , na Escola Estadual Professora Almerinda Rodrigues, no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e no Centro Estadual de Educação Supletiva Paulo Decourt, em Campinas. Professores e alunos dessas escolas vão participar do seminário e receber convidados (outros pesquisadores, artistas e professores) para um workshop que pretende promover conversas e expandir sentidos de experiências.

O seminário foi organizado no âmbito do projeto "Educação, ciências e culturas: territórios em fronteiras", desenvolvido desde 2006 junto ao Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Biota/Fapesp). É coordenado pelo professor Antonio Carlos Amorim, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Tem priorizado ações nas escolas e se interessa por interrogar as narrativas que os museus científicos têm criado no encontro com os estudos de filósofos e pesquisadores considerados pós-estruturalistas.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, até 19 horas

Entre histórias e imagens, como aparece a discussão ambiental no currículo de biologia?

Participantes: Marcelo Ananias Teochi (EE Professora Almerinda Rodrigues), Maria Margarida Gomes (Faculdade de Educação/UFRJ), Priscila Raquel Tobias (estudante da EE Professora Almerinda Rodrigues), Renata Caroline da Silva (Almerinda Rodrigues), Thaís Iara da Silva (Almerinda Rodrigues), Rodrigo Batista da Silva (Almerinda Rodrigues)

Local: EE Profª Almerinda Rodrigues

Rua Jandaia do Sul, 111. Jardim Ipê II, Mogi Guaçu

Telefone: 19-3861-1332       

Dia 4 de dezembro, das 8 às 19 horas

Divulgando e documentando a natureza

Mesa de discussão com: professora Ionara Urrutia Moura (Cotuca), professora Lucia Estevinho Guido (Universidade Federal de Uberlândia), professor Leandro Belinaso Guimarães (Universidade Federal de Santa Catarina), Maria do Carmo B. Barros (estudante do Cotuca), Ricardo de U. Moura (Cotuca), Barbara M.Teixeira (Cotuca), Clóvis M. Neves (Cotuca), Danilo de O. Pessoa (Cotuca)

Local: Salão Nobre do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca)

Rua Culto à Ciência, 177 - Bairro Botafogo - Campinas

Telefone: 19-3521-9900       

Dia 5 de dezembro, das 8 às 19 horas

Quando a natureza é objeto expositivo

Mesa de discussão com: professora Tereza Pessoa (Centro Estadual de Educação Supletiva Paulo Decourt/ PPGEHCT/IG/Unicamp), Anna Dantes (Dantes Editora. Coordenação do projeto Vandelli), Alda Romaguera (PPGE/Unicamp), Érica Speglich (PPGE/Unicamp)

Local: Centro Estadual de Educação Supletiva Paulo Decourt

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800 - Prédio Ciclo Básico - 2º pavimento. Unicamp, em Campinas

Telefone: 19-3289-0822       

Dia 5 de dezembro, das 8 às 14 horas

Grupo de trabalho com professores, alunos e artistas plásticos que participaram da montagem da exposição 'Dispersos Fragmentos' e presença também de Anna Dantes

Local: Centro Estadual de Educação Supletiva Paulo Decourt

Dia 5 de dezembro, das 8 às 19 horas

Grupo de trabalho de análise dos vídeos produzidos no curso "Elaboração de vídeos como sensibilização da natureza por imagens"

Participação da equipe de pesquisa da Unicamp e do Cotuca, e da professora  Lucia Estevinho Guido e do professor  Leandro Belinaso Guimarães.

Local: Salão Nobre do Cotuca