Notícia

Prefeitura de Sorocaba

Evento no Parque Tecnológico apresenta linhas de crédito para pesquisa e inovação

Publicado em 21 setembro 2015

Com palestra do superintendente da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Eduardo Tadeu Saggiorato, começou na manhã desta segunda-feira (21) o 4º “Movimento pela Inovação”, realizado pela Agência no Parque. O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (25), tem por objetivo apoiar empresários e pesquisadores que desejam tirar seus projetos inovadores do papel.

Antes do início do evento, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio teve rápida reunião com o superintendente da Desenvolve SP. Por compromisso no Paço Municipal, Pannunzio não pôde participar da solenidade de abertura. Lançado em junho passado, o movimento pretende encurtar o caminho entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, para que o conhecimento científico seja transformado em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do País.

O presidente do Parque Tecnológico, Rubens de Lara Hungria, deu as boas-vindas aos visitantes, destacando a importância do fomento à pesquisa e inovação e, principalmente, do trabalho do Desenvolve SP para o Estado de São Paulo. “É uma satisfação receber esse evento aqui no Parque. É importante para Sorocaba, para toda a nossa região”, disse.

Em sua palestra, Saggiorato lembrou que o “Movimento pela Inovação” nasceu para ajudar na interlocução entre agentes e empresas de pesquisa e inovação. Alegou que falta conhecimento de pesquisadores e empresários quanto às principais instituições de apoio. “Também falta entendimento sobre a melhor forma de se elaborar uma boa proposta de investimento. É nessa interlocução, nesse gargalo que este evento atua, oferecendo orientação qualificada e suporte para todos”, explicou.

O “Movimento pela Inovação” tem por objetivo apoiar empresários e pesquisadores que desejam tirar seus projetos inovadores do papel. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de fundos de investimento e parques tecnológicos. Há ainda apoio do Centro da Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp), regional Sorocaba.

Projetos e recursos

Durante os atendimentos no PTS, além dos interessados poderem apresentar seus projetos de inovação, ainda podem receber orientação sobre como obter recursos. Entre as opções, existe a possibilidade de contratar linhas de crédito com baixas taxas de juros a longo prazo, buscar eventual subvenção ou candidatar-se para receber aportes financeiros de Fundos de Investimento em Participações (FIPs).

O superintendente do Desenvolve SP ressalta que o recebimento de recursos depende do grau de inovação. As startups, que geralmente têm projetos de alto potencial inovador, são fortes candidatas a receber aportes diretos de um Fundo de Investimento. Já as pequenas e médias empresas que desejam investir na inovação de processo, gestão ou serviços podem se beneficiar, por exemplo, de linhas de financiamento com juros baixos. Para ser atendido com hora marcada, o agendamento é feito pelo link http://goo.gl/forms/E3e5FePwJh