Notícia

Pequenas Empresas & Grandes Negócios online

Evento mostra integração entre informática e pesquisa

Publicado em 13 maio 2010

O Faculty Summit 2010, realizado pela Microsoft Research em parceria com a Fapesp, defende a necessidade das empresas investirem mais em pesquisa

Começou ontem, dia 12 de maio, o evento Faculty Summit 2010, realizado pela Microsoft Research em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Até o dia 14, mais de 200 acadêmicos, representantes do governo, líderes da indústria e mais de dois mil participantes de 15 países vão compartilhar projetos que integram conhecimentos de computação e tecnologia para acelerar descobertas científicas.

Na abertura do evento, que acontece no Guarujá (SP), Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, salientou a deficiência em pesquisas realizadas pelo setor privado. A empresa precisa criar sua própria atividade de pesquisa para conseguir fazer dinheiro com isso. Enquanto isso não acontecer, ela vai continuar dependendo de parcerias com outras instituições, afirma.

Entre os estudos apresentados nos três dias do evento estão temas que unem tecnologia à medicina, como a aplicação de filtros de spam para o desenvolvimento de uma vacina anti-HIV, e o comportamento das empresas em relação às redes sociais.

A parceria da Fapesp e da Microsoft Research, fundada em 1991 e dedicada a conduzir pesquisas diversas em ciência da computação e engenharia de software, já gerou entre 12 e 13 projetos. As duas instituições investiram R$ 3,5 milhões em 11 estudos nos últimos três anos.