Notícia

Capes

Evento marca ampliação de Portal de Periódicos da Capes

Publicado em 02 setembro 2009

Dirigentes de 56 instituições de ensino e pesquisa no Brasil assinaram, na terça-feira, 1º, o termo de compromisso para acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com a ampliação, o número de instituições com acesso ao Portal chega a 308, um crescimento de 211%, com relação a 2003. A maior parte dos novos usuários é formada por instituições privadas de ensino superior e fundações de amparo à pesquisa.

As entidades foram escolhidas entre as que possuem programas de pós-graduação recomendados pela Capes. A idéia é incentivar o ensino e a pesquisa, de forma que os seus programas atinjam os níveis de excelência definidos pela Agência.

"Essa ampliação mostra que não há nenhum preconceito na Capes contra a presença do setor não-público na pós-graduação. Exigimos o que se exige para todos, que é simplesmente a questão da qualidade", destacou o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

Representando as fundações, o diretor-presidente do conselho técnico-administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Ricardo Brentani, destacou o papel central que a disseminação de conhecimento possui na produção de conhecimento. "É muito importante permitir que tanto as instituições estaduais quanto as não-públicas tenham acesso ao oxigênio da produção científica, que o Portal de Periódicos da Capes possibilita", conclui.

Conteúdo

Os novos usuários do Portal terão acesso aos conteúdos da base referencial Scopus, utilizada na consulta por resumos de documentos científicos e na avaliação da produtividade de autores, periódicos e instituições. Poderá ainda ser acessa a base Science Direct, e que reúne mais de duas mil revistas científicas com texto completo em todas as áreas do conhecimento. O Scopus e o Science Direct foram assinados junto à editora holandesa Elsevier.

Outra novidade será o acesso à ASTM International, que disponibiliza normas técnicas utilizadas na padronização de setores como as engenharias e as áreas biomédica, petroquímica e aeroespacial. As normas são utilizadas na fabricação de produtos e na realização de metodologias seguras e competitivas no setor produtivo, além da qualificação profissional de alunos e pesquisadores de graduação e pós-graduação.

Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes possui atualmente 15.475 títulos com textos completos, 126 bases referenciais, seis bases exclusivas para patentes, mais de 150 mil livros, normas, enciclopédias e estatísticas. Acesse o Portal de Periódicos.