Notícia

CaféPoint

Evento internacional de café enfatiza a urgência de uma "economia do conhecimento"

Publicado em 21 novembro 2012

Por Sérgio Parreiras Pereira

Pela primeira vez na América Central, a 24ª Conferencia Internacional de Ciência do Café, aconteceu entre os dias 11 e 16 de novembro, em San José, capital da Costa Rica. A conferencia é uma ação da ASIC - Associação Internacional da Ciência do Café e ocorre a cada dois anos. Os anfitriões da 24ª edição foram o ICAFÉ - Instituto do Café da Costa Rica e o Promecafé - Programa Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (América Central).

Informações não oficiais apontam que estiveram inscritos mais de 550 pessoas e 38 diferentes países. Acredita-se que cerca de 90 brasileiros estiveram inscritos na conferencia, demostrando que o país ocupa lugar de destaque também na pesquisa cafeeira. Durante o evento foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas nos quatro cantos do Brasil, por distintos Institutos de Pesquisa e Universidades. Pode-se citar a participação do IAC, EPAMIG, IAPAR, INCAPER, EMBRAPA, UFLA, UFV, USP, UNICAMP, UFMG, UENF, UFC e várias outras instituições. Muitas também foram as entidades de fomento que apoiaram a participação dos pesquisadores brasileiros no evento, como Consórcio Pesquisa Café, INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café; CNPq, FAPEMIG, FAPESP e outros.

As transformações ocorridas nos últimos anos estão nos levando a um novo modelo de organização da sociedade. Estamos assistindo à emergência de uma nova economia: a "economia do conhecimento" na qual, a pesquisa e a inovação técnico-científica são os motores da produção e do desenvolvimento. Os resultados das pesquisas foram apresentados em forma de pôsteres e também de forma oral no plenário possibilitando questionamentos e articulações com grupos de pesquisa de outros países, o que pode ser muito interessante para o Brasil.

A participação brasileira, a meu ver, foi extremamente POSITIVA.

*Sérgio é Engenheiro Agrônomo --- Mestre em Fitotecnia --- Pesquisador Cientifico do IAC - Centro de Café Alcides Carvalho ---Doutorando da Universidade Federal de Lavras - UFLA ---Coordenador do Núcleo de Manejo da Lavoura Cafeeira do CBP&D/Café.

 As informações são do Peabirus, adaptadas pela equipe CaféPoint.