Notícia

Esteta

Evento internacional atualiza conhecimentos sobre câncer

Publicado em 28 setembro 2012

Por Leandro Rocha

A Faculdade de Medicina (FM) da Unesp, Câmpus de Botucatu, com apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa, e também da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), promoverá um encontro internacional sobre Oncologia.

O evento, denominado Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada, será realizado no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro, entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro deste ano.

A cobertura completa do evento será publicada, diariamente, em um blog (http://blogaci.unesp.br/comparativeoncology/) criado especialmente para divulgar em texto, áudio, foto e vídeo os fatos mais importantes dos sete dias de curso.

A Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada tem como objetivo principal reunir especialistas líderes de grupo de diferentes países, assim como estudantes, para discutir a medicina molecular aplicada em nível animal, humano e comparado sob os aspectos básico e aplicado. Será apresentada uma perspectiva global no conhecimento atual, nas estratégias de prevenção e tratamento do câncer.

Estarão presentes cientistas do mundo todo das áreas de saúde e ciências médicas, biológicas e veterinária. Haverá apresentação de trabalhos - os melhores serão selecionados para exposição oral - além de palestras em forma de aulas. A língua oficial do evento será o inglês.

Estarão envolvidos pesquisadores da FM; do Instituto de Biociências e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - todas do câmpus da Unesp em Botucatu -; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Hospital A.C Camargo.

"Participarão dessa Escola 115 estudantes e pesquisadores, 95 deles financiados pela agência Fapesp. O tema abordado é inédito no país, e certamente contribuirá para o estabelecimento de parcerias em pesquisa e divulgação científica brasileira", avalia Silvia Regina Rogatto, bióloga, professora titular da FM e coordenadora do evento.

"O ambiente estabelecido na Escola será de extrema aprendizagem, interação e informação contando com cientistas e jovens pesquisadores, abrindo oportunidades de avanço no conhecimento e efetivas colaborações. A Oncologia Comparada é pouco difundida no país e no mundo e este evento poderá trazer grandes benefícios para a comunidade brasileira e internacional", completa Rogatto.

Câncer - Nos últimos anos, a incidência de vários tipos de câncer tem aumentado significativamente, em animais e humanos. "Vários esforços têm sido realizados na tentativa de identificar marcadores diagnósticos, prognósticos e preditivos que possam auxiliar numa melhor conduta clínica e consequente melhora na qualidade de vida dos afetados", destaca a pesquisadora.

Os trabalhos de comunicação serão coordenados pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da FM, em parceria com a ACI da Reitoria da Unesp.

Acesse também nossos canais:

Facebook

http://www.facebook.com/pages/S%C3%A3o-Paulo-Advanced-School-of-Comparative-Oncology/434525673236159

Blog ACI

http://blogaci.unesp.br/comparativeoncology/

Leandro Rocha/Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB (colaborou Lídia Rogatto)