Notícia

JorNow

Evento gratuito em SP debate Jornalismo Ambiental e Conservação Marinha na próxima quarta

Publicado em 28 março 2016

Com objetivo de fortalecer a formação de jornalistas comprometidos com as causas ambientais, o Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar traz o tema "Conservação Marinha em Pauta” reunindo jornalistas e especialistas da área. O evento será realizado no dia 30 de março, das 19h às 21h30, no SESC Santana. Entre os convidados, estarão dois representantes da Rede Biomar, composta por cinco projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. 
Os palestrantes compartilharão informações sobre os oceanos e sua biodiversidade, assim como sobre os desafios da comunicação ambiental no cenário atual. 
A mediadora do encontro será a jornalista ambiental Paulina Chamorro. 
Destinado em especial aos profissionais e estudantes de comunicação, o workshop também é aberto para o público em geral. A participação é gratuita. Os ingressos deverão ser retirados a partir do dia 23/3/16, às 17h30, no SESC Santana. As inscrições para universidades deverão ser realizadas pelo e-mail comunicacao@projetoalbatroz.org.br.

PROGRAMAÇÃO
• O desafio de conservar espécies em alto-mar
Tatiana Neves, Coordenadora Geral e fundadora do Projeto Albatroz

• Redes Sociais e Comunicação Ambiental
João Malavolta, Jornalista ambiental e Dirigente do Ecosurf 

• Unidades de Conservação
• José Martins da Silva Júnior, Coordenador do Projeto Golfinho Rotador e Analista Ambiental do ICMBIO

• Como transformar ciência em pauta para todos
Fábio de Castro, Jornalista Científico e repórter do Grupo Estado 

SERVIÇO
Workhop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar – Conservação Marinha em Pauta
Data: 30/3
Horário: das 19h às 21h30 
Local: SESC Santana, em São Paulo
Endereço: Avenida Luiz Dummond Villares, 579
Como chegar: A melhor opção é o metrô, da linha azul. O local fica entre as estações Santana e Jardim São Paulo. 
Ingressos disponíveis no SESC Santana
Listas para universidades pelo e-mail comunicação@projetoalbatroz.org.br
Grátis


PERFIL DOS PALESTRANTES
Tatiana Neves, Coordenadora Geral e fundadora do Projeto Albatroz
Bióloga e mestre em Oceanografia Biológica. É autora e coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional para a conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), membro do Subcomitê para a Pesca de Atuns e Afins, conselheira do Forúm do Mar, coordenadora brasileira para o programa Albatross Task Force, da Birdlife International, e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Capturas Incidentais do Acordo Internacional para Conservaçãp de Albatrozes e Petréis (ACAP).

José Martins da Silva Júnior, Coordenador do Projeto Golfinho Rotador e Analista Ambiental do ICMBIO
Graduado em Oceanografia Biológica e em Oceanografia Geológica, com mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica. Atualmente é responsável pela Base Avançada do Centro Mamíferos Aquáticos em Fernando de Noronha e pela coordenação da elaboração da lista nacional de mamíferos aquáticos e peixes recifais e manguezais ameaçados de extinção. Representa o ICMBio junto ao Colegiado Mar da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é Secretário Executivo da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil e Coordenador dos Planos de Ação Nacionais de Mamíferos Aquáticos. 

João Malavolta, jornalista e dirigente da Ecosurf
Atua como consultor em comunicação e sustentabilidade da ONG e também é autor do blog Ecobservatório, além de colaborador de revistas e portais especializados em surf e meio ambiente. Em 2014 participou da "Expedition Plastic", expedição científica que percorreu o Oceano Índico produzindo um documentário para a televisão Suíça sobre a contaminação dos oceanos pelo plástico. Atualmente é membro do Grupo da Facilitação Nacional da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA e representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS). 

Fabio de Castro, Jornalista Científico e repórter do Grupo Estado 
Doutor pelo Programa Integração da América Latina/Jornalismo, com especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor, da Unicamp e pela universidade Sorbonne Nouvelle. Há 12 anos trabalha na cobertura de meio ambiente, ciência e saúde atuando em veículos como o Le Monde Diplomatique, Agência Repórter, Agência Fapesp (como editor), Agência USP e Reuters. 

MEDIADORA
Paulina Chamorro, Jornalista Ambiental, editora de meio ambiente e apresentadora de programas nas Rádios Estadão e Eldorado
Atualmente é coordenadora de meio ambiente e cidadania das emissoras do Grupo Estado, Rádio Eldorado e Rádio Estadão. Apresenta os programas Planeta Eldorado, Planeta Estadão e a Semana Estado de Jornalismo. Coordena o projeto Pintou Limpeza. Também é produtora de campo e Relações Públicas da documentarista Céline Cousteau no projeto Tribes on the Edge, no Vale do Javari, Amazônia, possui a empresa de produção de conteúdo Andina Comunicação e o blog Vias Alterlatinas. 

Mais informações
Equipe de Comunicação do Projeto Albatroz - (13) 3324-6008
Marília Filgueira – (13) 99716-9688 
mariliaf@projetoalbatroz.org.br
Leonar Franco – (13) 99156-5066 
comunicacao@projetoalbatroz.org.br

Fonte da notícia
Empresa:Projeto Albatroz  
Contato:Marilia  
Telefone:13-3324-6008-