Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP)

Evento em São Carlos reúne 5 vencedores do Prêmio Nobel

Publicado em 23 fevereiro 2013

São Carlos - O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) de São Carlos (147 km de Bauru), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela FAPESP, está prestes a realizar algo inédito no País: reunir, no Interior de São Paulo, durante uma semana inteira, cinco cientistas vencedores do Prêmio Nobel. O evento será realizado nos dias 28 de fevereiro e 1 de março.

O objetivo principal do encontro é prestar uma homenagem ao físico norte-americano Daniel Kleppner, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que receberá o título de professor honorário do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).

Para isso, já confirmaram presença o francês Serge Haroche (Nobel de Física 2012) e os norte-americanos David Wineland (Nobel de Física 2012), Eric Cornell (Nobel de Física 2001), William Phillips (Nobel de Física 1997) e Dudley Herschbach (Nobel de Química 1986).

Outros grandes nomes da ciência mundial também estarão presentes, entre eles os franceses Alain Aspect e Michele Leduc, o austríaco Rainer Blatt, o holandês Jook Walraven, os italianos Massimo Inguscio e Ennio Arimondo, os australianos Peter Hannaford e Kristian Helmerson, os norte-americanos George Welch, Winthrop Smith, Masud Mansuripur, Alexander Fetter, Randall Hulet, Martin Zwierlein, John Weiner, Barbara Hughey e Richard Freeman, os brasileiros Claudio Lenz, Sandra Vianna, Philippe Courteille e o coordenador do Cepof, Vanderlei Bagnato. O evento também celebra os 11 anos de atividades do Cepof.

Nos dias que antecedem o Simpósio em Homenagem ao Prof. Daniel Kleppner "Física atômica e áreas correlatas", alguns dos convidados de honra do evento ministrarão aulas especiais para os estudantes de São Carlos.

No dia 26 de fevereiro, Dudley Herschbach apresenta a aula inaugural do curso de bacharelado em Química do IFSC-USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No dia 27, no IFSC-USP, William Phillips ministra a aula magna do curso de licenciatura em Ciências, Alain Aspect ministra a aula inaugural do curso de bacharelado em Física e David Wineland apresenta uma aula especial - a mesma ministrada durante a cerimônia de premiação do Nobel, em dezembro de 2012.