Notícia

TN Petróleo online

Evento do segmento de economia da energia terá 30 renomados especialistas internacionais

Publicado em 02 junho 2010

Os principais especialistas e agentes de governo e mercado do segmento de economia da energia estarão reunidos no IAEE"s Rio 2010 International Conference, que acontece de 6 a 9 de junho, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. Neste ano, será debatido o tema "O Futuro da Energia: Desafios Globais, Soluções Diversas". Ocorrerão 12 sessões plenárias e 68 sessões paralelas, nas quais serão apresentados mais de 250 trabalhos técnicos, de 49 países.

Entre os palestrantes internacionais estão confirmadas as presenças do diretor do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Richard Newell; do economista da International Atomic Energy Agency, Ferenc Toth; do governador da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) para a Arábia Saudita, Majid Moneef; da vice-presidente do Federal Reserv Bank of Dallas (EUA), Miné Yücel; do diretor da Escola de Regulação de Florença, Jean-Michel Glachant; e do presidente da International Energy Associates, Herman Franssen. Além deles, participarão acadêmicos das universidades de Oxford, Stanford, American, Rice, Vienna, Bergen, Sherbrooke, Montpellier, Grenoble, Berlin e do Massachusetss Institute of Technology.

Entre os palestrantes brasileiros, destacam-se as presenças do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella; do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim; do presidente da Eletronuclear, Othon Pinheiro da Silva; e do presidente da Unica, Marcos Jank. Também participarão especialistas das universidades USP, Unicamp, UFRJ, do ABC, de Itajubá, além de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica, da Fapesp e da indústria automobilística.

A conferência é organizada anualmente pela International Association for Energy Economics. No Brasil, a IAEE conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) e da Associação Brasileira de Estudos em Energia (AB3E), além do apoio do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp (Nipe), do Ministério de Minas e Energia e da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace).

INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO

http://ab3e.org.br:80/rio2010

SERVIÇO

IAEE"S Rio 2010 International Conference

Tema central: "O futuro da energia: desafios globais, soluções diversas"

De 6 a 9 de junho de 2010

Hotel Intercontinental - Rio de Janeiro

Inscrição: www.ab3e.org.br/rio2010

Informações sobre inscrição: (21) 2112-9080

Organização: AB3E, IAEE, IBP

Apoio: IE/UFRJ, Nipe/UNICAMP, Ministério de Minas e Energia e Abrace