Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Evento do Ano da França no Brasil debate patrimônio cultural

Publicado em 24 outubro 2009

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), do Rio de Janeiro, e o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France (C2RMF), organizam como parte das comemorações do Ano da França no Brasil a escola temática interdisciplinar Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural, em São João del Rei (MG).

A atividade, que pretende discutir as questões que envolvem o patrimônio cultural se realiza de amanhã (25) a domingo (31), na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJDR). O objetivo é discutir as problemáticas e metodologias na interface da física, da química analítica, da arqueologia e da conservação-restauração. O programa da escola inclui cursos teóricos sobre os principais temas e técnicas das ciências do patrimônio, além de demonstrações e trabalhos práticos.

A Escola terá cerca de 60 participantes, sobretudo docentes universitários, pesquisadores e doutorandos, dos domínios da física, da química ou da arqueologia, assim como técnicos em conservação e restauração, que exerçam atividades profissionais na América do Sul e, mais destacadamente, no Brasil.

O evento tem conferencistas brasileiros e franceses, entre eles representantes das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), de São Paulo (USP), do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual de Londrina (UEL), e do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).

A Escola é patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), pelo governo Federal do Brasil, CBPF, C2RMF, UFSJDR, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT), Centro Latino Americano de Física (Claf), e pelas fundações de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), de Minas Gerais (Fapemig) e do Rio de Janeiro (Faperj).