A Tarde On line - BA
Com o objetivo de discutir a percepção dos brasileiros sobre a ciência, foi realizado, na tarde de ontem, no Auditório do PAF III da Ufba,em Ondina, o Simpósio Percepção Pública da Ciência.
O evento foi promovido pela Academia de Ciências da Bahia e contou com a participação do coordenador da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Carlos Vogt. Em sua apresentação, ele destacou a importância da percepção pública sobre ciência para o desenvolvimento social e econômico da população e na formação da cidadania plena.
Vogt, que já foi reitor da Universidade Estadual de Campinas, ressaltou que a divulgação científica tem um papel importante na percepção da população sobre a ciência, pois é responsável por destinar a informação científica à sociedade.
A presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Mariluce Moura, abordou a questão do interesse público por ciência e o papel do jornalismo para a divulgação de informações científicas. "A mídia tem um lugar privilegiado para o encontro da divulgação científica com o público", afirmou.
Pesquisas
Dentre as pesquisas de percepção pública mostradas no evento, os pesquisadores destacaram a frequência com que os jovens se informam sobre ciência e quem lê notícias sobre o tema, ambas realizadas pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, que é coordenado por Carlos Vogt. A primeira pesquisa revelou que a televisão é o principal meio pelo qual os jovens se informam sobre ciência. Já a segunda mostrou que 76% dos entrevistados nunca lêem notícias científicas nos jornais, revistas ou internet.
ONDE SE INFORMAR:
FAPESP www.fapesp.br/ LABJOR www.labjor.unicamp.br/ ACADEMIA DE CIÊNCIAS DA BAHIA https://blog. ufba.br/acbahia/ REDE IBERO-AMERICANA DE INDICADORES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA www.ricyt.org/