Quais são as estratégias indicadas para fazer uma divulgação científica adaptada à realidade da chamada sociedade do conhecimento? Essa é a questão de fundo do seminário "Estratégias para a divulgação científica na sociedade do conhecimento", que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, na Universidade de São Paulo (USP).
Promovido pelo Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec) e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, o evento reunirá especialistas para apresentar iniciativas de divulgação em televisão, rádio, na imprensa escrita e em campanhas educativas. Durante o seminário será lançado o livro Cultura científica: Desafios (Edusp/FAPESP), com contribuições de pesquisadores franceses e brasileiros.
"A idéia é discutir o papel da divulgação científica em uma sociedade que se constituiu com a globalização, na qual o processo econômico se fundamenta cada vez mais em uma agregação de valor ao conhecimento, portanto na inovação e no desenvolvimento tecnológico", disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP e do CenDoTec.
Para Vogt, organizador do livro que será lançado, o objetivo final do evento é avaliar a importância do diálogo da ciência com a sociedade. "Diálogo no sentido não apenas da informação, mas daquela formação que pode levar ao desenvolvimento de uma visão crítica da sociedade em relação ao desenvolvimento científico. Visão crítica que significa capacidade de avaliação, de escolha, de decisão, de opinião e de participação efetiva nos destinos do país", disse.
O diretor-geral do CenDoTec, Pierre Fayard, destaca a importância do papel social da divulgação científica. "Na sociedade do conhecimento, o acesso aos conteúdos científicos não é mais um problema
Para Fayard, o modelo da difusão do conhecimento científico geralmente ignora as peculiaridades do público, o que diminui seu interesse. "O mais importante é ter acesso a um conhecimento útil. Por isso, a melhor maneira de fazer a divulgação científica é levar em conta as perguntas da pessoa comum, criando uma verdadeira comunicação. Não adianta divulgar o que o cientista acha interessante, mas o que é significativo para o receptor", afirmou.
O evento contará com a participação especial de Baudouin Jurdant, da Universidade de Paris 7, com a palestra "Desafios e paradoxos da divulgação científica". Participam também, além de Vogt e Fayard, Isaac Epstein (professor de pós-graduação
Local: Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP - Av. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária - São Paulo
Mais informações: www.fumvet.com.br