Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP)

Evento discute ações políticas no planejamento energético

Publicado em 10 agosto 2007

O Grupo de Energia do Gepea (Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica) da USP (Universidade de São Paulo) realiza hoje e amanhã a 4ª Oficina do PIR (Planejamento Integrado de Recursos Energéticos em Araçatuba). O evento será realizado no Unisalesiano em parceria com o IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia), Cooperhidro (Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba - Agência de Desenvolvimento Regional) e faz parte do Programa de Pesquisas em Políticas Públicas da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Nesta edição, o tema será "Como introduzir a variável política no planejamento energético". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio dos sites www.salesiano-ata.br ou www.seeds.usp.br. Os participantes receberão certificado emitido pela USP.

Histórico da energia elétrica no Brasil, fontes renováveis e não renováveis de energia, o planejamento integrado de recursos energéticos na região de Araçatuba, o papel dos movimentos sociais e ONG's (Organizações Não Governamentais) e aproveitamento de recursos energéticos locais são alguns dos assuntos que serão debatidos no evento.

De acordo com o presidente da Cooperhidro, Carlos Antonio Farias de Souza, a oficina é mais um evento do Planejamento Energético Integrado que está sendo desenvolvido na região, cujo objetivo é a elaboração de um inventário da produção de energia regional. "Vamos debater a esfera política, ou seja, os projetos e ações dos governos federal, estadual e municipal", adianta. O próximo tema será o impacto social desse projeto. Também será passada aos presentes uma prévia do que já foi pesquisado.

O estudo, que teve início em 2001 e atualmente está em sua segunda fase, é coordenado pelo professor da Escola Politécnica da USP, Miguel Edgar Morales Udaeta, e desenvolvido por pesquisadores de diversas áreas de conhecimento como engenharia elétrica, engenharia ambiental, geografia e história. O potencial energético da região de Araçatuba é levantado através da integração de todos os recursos energéticos disponíveis e da formação de carteiras destes recursos, incorporando incertezas e riscos do uso deste potencial energético.

SERVIÇO

A 4ª Oficina do projeto" Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo - Dimensão Política" será hoje (das 8h30 às 20h) e amanhã (das 7h30 às 13h), no Unisalesiano, na rodovia Senador Teotônio Vilela, Km 8,5, Jardim Alvorada, em Araçatuba. Inscrições pelo www.seeds.usp.br.