Notícia

Sociedade Brasileira de Computação

Evento define desafios da Computação brasileira

Publicado em 12 maio 2006

Assessoria de Comunicação da SBC

Nos dias 8 e 9 de maio, especialistas em Computação de todo o País estiveram reunidos no seminário Perspectivas e Grandes Desafios da Computação no Brasil — 2006 a 2016. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e patrocinado pela CAPES e FAPESP, aconteceu no hotel Parthenon Central Towers em São Paulo.
Cerca de 30 dos mais renomados pesquisadores em Computação do Brasil apresentaram suas visões de futuro em relação à área. O evento contou com a presença de quatro convidados: Gilberto Câmara, diretor do INPE; Renato Janine Ribeiro, diretor de Avaliação da CAPES; Carlos Nobre, pesquisador do CPTEC-INPE; e Paulo Artaxo, professor da USP. Os dois últimos foram indicados pela Academia Brasileira de Ciências para permitir aos participantes uma discussão com pesquisadores de outras áreas.
Durante o seminário foram debatidos os grandes desafios da pesquisa em Computação no Brasil a longo prazo e definidas linhas gerais de uma agenda de investigações. Os objetivos dessa pauta contemplam simultaneamente o avanço científico da área e a solução de problemas relevantes para o País. Os cinco grandes desafios identificados são:
- Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos
- Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais, sócio-culturais e da interação homem-natureza
- Impactos na Computação da transição do silício para novas tecnologias
- Acesso participativo universal do cidadão brasileiro ao conhecimento
-Sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos
O evento foi concebido a partir de iniciativas semelhantes realizadas no exterior, em especial, na Grã Bretanha e Estados Unidos. O seminário mesclou apresentações e discussões de grupos de pesquisadores a partir das quais emergiram os temas principais do evento.
Segundo a presidente da SBC, Claudia Bauzer Medeiros, a partir de agora haverá uma série de iniciativas para divulgar os resultados do evento e incentivar a interação com toda a comunidade de pesquisa em Computação no Brasil. Uma primeira apresentação já foi realizada pelo professor Carlos José Pereira de Lucena, na reunião do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação, realizada no dia 10 de maio, em São Paulo.
O primeiro produto desse esforço é um relatório, que está sendo elaborado pelos participantes do seminário, que busca esclarecer e justificar a abrangência e relevância dos temas para a ciência brasileira, mostrando porque se tratam de desafios e formas de enfrentá-los.
O seminário foi coordenado pelos professores Carlos José Pereira de Lucena (PUC-Rio), Claudio Leonardo Lucchesi (UNICAMP), Claudia Bauzer Medeiros (UNICAMP), presidente da SBC,  José Carlos Maldonado (USP-São Carlos), vice-presidente da SBC, e Virgílio Almeida (UFMG), diretor de Planejamento e Programas Especiais da SBC.