Notícia

Cruzeiro do Sul online

Evento debate inovação e benefícios às empresas

Publicado em 06 junho 2012

Acontece hoje o último dia da Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec). Também acontecem as conferências proferidas por especialistas em Parques Tecnológicos, de nove países, e prosseguem a mostra tecnológica e as sessões técnicas. Das 9h às 10h30, o "Movimento das Empresas Juniores" apresenta as Empresas Juniores de Sorocaba, o trabalho realizado e os serviços ofertados. O Conintec acontece desde a última segunda-feira, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Das 11h às 12h30, será realizada a apresentação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), órgão delegado do Inmetro. Das 14h30 às 16h, a Agência de Fomento Paulista - Linhas de Financiamentos para Estímulo ao Investimento apresentará as linhas de financiamentos de longo prazo voltadas para pequenas e médias empresas, ampliação, modernização e melhoras dos processos produtivos, com Rodolfo Borella Assunção.

Além disso, a Mostra Tecnológica está com vários estandes de empresas, instituições de ensino e pesquisas que apresentam ao público suas principais novidades. No estande da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por exemplo, pode-se conhecer todas as linhas de financiamento para o fomento a pesquisa e a inovação.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também oferecem orientação sobre as linhas de créditos, principalmente as voltadas ao micro e pequeno empresário. O Parque Eólico de Santa Catarina, as instituições de ensino superior e várias empresas patrocinadoras da Conintec também apresentam ao público suas inovações tecnológicas.


Primeiro dia

 

No primeiro dia da Conferência Internacional em Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec), o prefeito Vitor Lippi abriu a sessão técnica, focada em Parques Tecnológicos. O prefeito iniciou agradecendo a presença de mais de 500 pessoas ao evento. Falou sobre o planejamento estratégico realizado no início de sua gestão, que direcionou para a criação do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi) e, posteriormente, no projeto do Parque Tecnológico.

Lippi contou aos participantes da Conintec que o conceito do parque sorocabano foi desenvolvido após visitas aos parques tecnológicos do Brasil e do exterior. "Procuramos aplicar aqui as melhores práticas absorvida dos outros parques, adaptando-o para a nossa necessidade", explicou. Ressaltou, ainda, que o PTS é o único no Brasil vocacionado para os setores automotivo, metalmecânico e eletroeletrônico. "O de Sorocaba também se distingue dos demais por contar com 10 universidades em um mesmo ambiente. Isso é inédito, assim como os serviços especializados oferecidos aos pesquisadores", afirmou o prefeito Vitor Lippi.