Notícia

DCI online

Evento de psicologia dá prêmio a bolsistas de SP

Publicado em 07 dezembro 2012

Bolsistas da Fapesp foram os ganhadores da "Premiação de Painéis de Pesquisa" na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 8º Congresso Ibero-americano de Psicologia da Federação Ibero-americana de Associações de Psicologia, realizados em outubro.

O Prêmio Carolina Martuscelli Bori, categoria Doutorado, ficou com Vanessa Barbosa Romera Leme, pelo trabalho "Práticas Parentais e Recursos do Ambiente de Famílias nucleares, monoparentais e recasadas e o comportamento de crianças durante a transição para o ensino fundamental". O estudo foi feito como parte de tese de doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Elisa Rachel Pisani Altafim, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, foi a ganhadora na categoria Mestrado, e ficou com o Prêmio Luiz Marcellino de Oliveira.

O trabalho intitulado "Práticas Parentais de Mães de Bebês: A Influência de Variáveis Maternas e do Bebê" teve como orientadora a professora Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências.

Segundo Altafim, estudar as estratégias utilizadas pelas mães para cuidar e educar seus bebês permite conhecer as práticas parentais utilizadas e possibilita oferecer orientações adequadas para essas mães de bebês.

"O estudo enfatiza a importância de sensibilizar as mães desde a primeira infância sobre seu papel na interação com seu filho e sobre a utilização de práticas parentais adequadas", disse.

Fonte: Agências