Notícia

Jornal Campo Aberto

Evento da USP desmistifica consumo do suco e apresenta estudos inéditos sobre os benefícios da laranja para a saúde

Publicado em 20 março 2018

Nos dias 22 e 23 de março, o Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center – FORC), da Universidade de São Paulo (USP) promove o I Simpósio Internacional de Compostos Bioativos de Citros e Benefícios à Saúde, em São Paulo.

O evento, gratuito, reúne alguns dos principais pesquisadores de citros do Brasil e do mundo. O objetivo é apresentar os mais recentes estudos sobre os efeitos positivos e das frutas cítricas, em especial da laranja, para a saúde humana e combater mitos sobre o consumo do suco e da fruta. Dentre as pesquisas estão a importância e ação da laranja para a nutrição infantil, remodelação do coração após infarto, prevenção das doenças cardiovasculares e equilíbrio do microbioma intestinal. Outros resultados estão relacionados a como compostos bioativos presentes nos citros contribuem para a absorção de nutrientes, funções cognitivas e redução de inflamações. A programação completa está disponível em https://goo.gl/ydwXvw.

O evento tem o apoio do Fundecitrus, Citrus Br, Fapesp e ILSI-BR.

Laranja no Brasil

O Brasil é o maior produtor mundial de laranja – a safra 2017/18 foi estimada pelo Fundecitrus em mais de 397 millhões de caixas de laranja – e 61% do suco da fruta consumido no mundo é produzido no país. A laranja foi a fruta mais comercializada pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) em 2017, com 289,4 mil toneladas.

Serviço:

I Simpósio Internacional de Compostos Bioativos de Citros e Benefícios à Saúde

Data: 22 e 23 de março

Horário: 22 de março (8h às 17h) e 23 de março (9h às 16h)

Local: Hotel Maksoud Plaza (Alameda Campinas, 150, Jardim Paulista – São Paulo)