Astronautas Robert Thirsk e Sian Proctor encantaram o público
O painel com os astronautas Robert Thirsk e Sian Proctor reuniu cerca de 4.000 pessoas na Farmaconde Arena, região oeste de São José dos Campos, e encantou o público que acompanhou o evento na quarta-feira (5).
Os astronautas falaram sobre a experiências de suas missões ao espaço e também responderam perguntas da plateia. Estudantes das redes municipal e estadual de ensino eram a maioria entre o público.
O painel é um dos mais tradicionais eventos realizados nas edições do SSP (Space Studies Program), considerado o mais completo e abrangente programa do setor espacial no mundo.
“Crianças são ótimas, porque elas podem perguntar qualquer coisa, elas têm muita imaginação e estou animada para ouvir o que elas querem saber. Eu farei tudo o que puder para inspirar a próxima geração a ir lá pra cima, e é por isso que estou aqui hoje”, afirmou a astronauta Sian Proctor antes do início do evento.
E não deu outra. Durante mais de uma hora, os astronautas falaram sobre diversos assuntos sob os olhares atentos do público e inspiraram muita gente.
O aluno da Emefi Prof. Antônio Palma Sobrinho, Lucas Matheus Romano Carvalho, 9 anos, veio vestido a caráter inspirado em seus heróis.
"Quando eu soube que os astronautas iam dar autógrafo eu fiquei feliz e eu pensei em vir de uniforme porque eu gosto de astronautas. Eu gosto do espaço e de ciências, estou muito feliz de participar desse evento, meu sonho é ir para o espaço.”
Além dos dois astronautas, o evento também contou com a exibição de vídeo da Missão Espacial Chinesa, que está em órbita. A organização foi liderada pelo Instituto Alpha Lumen, que vem apoiando diversos eventos públicos do SSP23.
Antes do evento, o público acompanhou uma apresentação da banda da Emefi Profº Moacyr Benedicto.
O Painel de Astronautas também foi realizado à noite no Cefe (Centro de Formação do Educador).
Sobre o SSP23 Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.
Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.
O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.
O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.
Patrocinam o evento a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).