Notícia

DCI

Evento da Fapesp discute impactos climáticos

Publicado em 18 agosto 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Institudo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizaram na última quinta feira um workshop 'Gestão dos riscos dos extremos climáticos desastres na América Central e na América do Sul. O que podemos aprender com o Relatório Especial do IPCC sobre extremos?’.

O evento discutiu as conclusões do Relatório Especial sobre Gestão dos Riscos de Eventos Climáticos e Desastres, elaborado e recentemente publicado pelo Painel lnter-governamental sobre Mudanças climáticas (IPCC). Um dos principais apontamentos do relatório é que os impactos dos eventos climáticos extremos dependem não só da natureza mas do nível de vulnerabilidade e da exposição das pessoas ou grupos humanos em lugares onde possam ser afetados. Uma das estratégias para diminuir os riscos de eventos climáticos é reduzir as emissões dos gases de efeito estufa, que são a principal causa das mudanças climáticas.

O documento também indica que é preciso implementar políticas de diminuição de pobreza e melhorar o nível educacional das populações, principalmente durante o período escolar das crianças, foi discutido a implantação pelo governo, para aumentar o grau de conscientização das pessoas sobre os riscos dos eventos climáticos extremos.