Notícia

Negócios em Movimento online

Evento busca criar rotas para o desenvolvimento econômico do ABC na próxima década

Publicado em 01 julho 2021

Por Redação

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC promoveu hoje (1°), durante todo o dia, debates sobre o Planejamento Estratégico da região para a próxima década. O evento ocorreu no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André, e recebeu representantes de diversos setores da iniciativa privada e do setor público.

Prestigiaram a abertura do evento o secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Bruno Rocha Nagli, o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra, e alguns secretários de Desenvolvimento Econômico de cidades do ABC.

Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Bruno Rocha Nagli, prestigiou o evento e valorizou o momento de retomada da Agência | Foto: Vitor Lima

Ante do início dos debates, Nagli conversou com a reportagem do Negócios em Movimento e enalteceu a retomada das atuações da Agência. Ele desataca que a entidade pode ter papel importante para a região no pós-pandemia: “esse movimento (reorganização da Agência) é muito importante. O estado pode ajudar, mas a Agência está mais na ‘ponta’, trazendo quais são as demandas da região. Esse trabalho em conjunto é que vai fazer a gente ter uma retomada equilibrada e boa para todos”.

Durante o evento, o secretário citou que o governo de São Paulo pretende ampliar programas voltados à geração de emprego e renda no ABC. Ele sinalizou a possibilidade fortalecer a atuação do Banco do Povo, criar novos polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e ampliar linhas de financiamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para inovação nas sete cidades. “Identificamos a oportunidade de inserção ainda maior do Grande ABC nas ações estaduais, ainda mais com essa nova organização, essa força do movimento econômico que estamos vendo aqui”, afirma.

Resgate do planejamento regional

Este foi o primeiro evento presencial organizado pela nova direção da Agência, que tem como principal missão reorganizar a entidade após anos de, praticamente, total inatividade.

O presidente do órgão destaca que o “ABC deve fazer parte das principais cadeias de produção e de valor” e valoriza o papel estratégico da Agência no planejamento regional para o futuro.

“O Planejamento Estratégico indicará quais serão os passos da Agência, o que iremos fazer para o futuro, o que queremos para a nossa região. Hoje é o primeiro passo para retomar o gigantismo e importância que o ABC tem para São Paulo e o Brasil”, projeta.

O evento reuniu representantes de universidades públicas e privadas, associações comerciais, sindicatos, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e do Polo Petroquímico.

Após as falas iniciais, Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae Grande ABC, separou os presentes em grupo setoriais para iniciar os debates de planejamento da região para a próxima década.

As discussões resultarão em um documento norteador de ações, material que será tema de reportagem neste portal e na próxima edição da revista digital e interativa Negócios em Movimento.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Diário do Grande ABC online Investe São Paulo ABC do ABC CliqueABC O Grande ABC