Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Evento aborda financiamento de projetos em inovação

Publicado em 19 abril 2010

Por Veronique Hourcade

Com o objetivo de mostrar as diversas linhas de financiamento existentes no país, destinadas a apoiar e incentivar investimentos em inovação, e as características de cada uma delas, a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Departamento de Inovação e Tecnologia (Ditec), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), realizam o evento Financiamento de Projetos em Inovação Tecnológica. A iniciativa conta com o apoio do CNPq e acontece no dia 28 de abril, no auditório do Ciesp, a partir das 8h30.

Representantes de agências de fomento são os palestrantes convidados para explicar o funcionamento das linhas de financiamento. É importante difundir as linhas de crédito, de subsídio, para os empresários e, principalmente, mostrar que elas são acessíveis, aponta Eduardo Gurgel do Amaral, coordenador do Sistema Local de Inovação da Inova Unicamp e diretor do Ditec. Dividido em duas mesas, o evento começa com Sérgio Robles Reis de Queiroz - coordenador adjunto da Fapesp para pesquisa em inovação e professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp - e Fernão de Souza Vale - técnico do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

A segunda mesa está marcada para ter início às 10h50, com as participações de Renato Marques, analista de projetos da Finep, e Cimei Borges Teixeira, coordenador do Programa de Capacitação Tecnológica e Competitividade do CNPq. Esse evento é o segundo de uma série de seis que será realizada ao longo do primeiro semestre deste ano, no âmbito do Edital N° 13/2009 CNPq - Pró-Inova, que tem como finalidade despertar a atenção de empresários para a importância da inovação como fator de desenvolvimento e competitividade.

De acordo com a diretora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp, Patricia Magalhães de Toledo, a parceria com o Ciesp Campinas traz diversos benefícios para ambas as instituições e busca promover uma aproximação com os empresários. Com o projeto queremos mostrar que o investimento em inovação é viável e aproximar os atores envolvidos nesse processo no Brasil. O primeiro evento foi o Café de Inovação e as apresentações feitas estão disponíveis no site da Inova Unicamp.Serviço

Data - 28 de abril

Horário - das 8h30 às 12 horas

Local - Auditório do Ciesp Campinas (rua Padre Camargo Lacerda, 37 - Bonfim)

Inscrições - gratuitas, pelo site da Inova Unicamp

Vagas limitadas