Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Evento aborda a promoção dos direitos humanos no Brasil

Publicado em 21 novembro 2008

O cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, pesquisador associado do Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) - um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, também conhecido como Núcleo de Estudos da Violência (NEV) -, fará, no dia 24 de novembro, às 10h30, no Instituto de Física da USP, a conferência "A Promoção dos Direitos Humanos no Brasil: Navegando em Contradições".

O evento é uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Direitos Humanos e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA).

Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Pinheiro lecionou nas Universidades de Colúmbia, Notre Dame e Brown (Estados Unidos), na Universidade de Oxford (Reino Unido) e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França).

Foi relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação dos direitos humanos em Mianmar. Em 2003 foi indicado pelo secretário-geral da ONU como especialista independente para a preparação de estudo em profundidade sobre a violência contra crianças (o relatório foi lançado em outubro de 2006 e está em http://www.violencestudy.org/).

Em 1987, junto com o sociólogo Sérgio Adorno (coordenador da Cátedra Unesco), criou o NEV-USP (http://www.nevusp.org/).

A palestra terá transmissão ao vivo: www.iea.usp.br/aovivo.

Local: Auditório Novo II do Instituto de Física, Praça do Oceanográfico, Travessa E, s/n, Ala Central, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: sedini@usp.br (com Sandra Sedini) ou (11) 3091-1688.

Da Agência FAPESP.