Notícia

Planeta Universitário

Euro-Brazil Workshop

Publicado em 28 julho 2011


Como será a internet no futuro e quais ideias, conceitos, produtos e serviços nortearão seu desenvolvimento. Esse tema guiará o Euro-Brazil Workshop, que será realizado no dia 13 de setembro de 2011 pelo projeto MyFire, uma rede multidisciplinar de cooperação entre países europeus e economias emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China. O workshop será realizado em conjunto com o Futurecom, exposição e congresso que, de 12 a 14 de setembro, reunirá empresas, profissionais, acadêmicos e estudantes das Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC), no Transamérica Expo Center.O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é o representante do Brasil no projeto MyFire, que cumpre roteiro de 24 meses com orçamento de 800 mil euros para identificar e testar roteiros, metodologias e ferramentas que incorporem as melhores soluções na comunicação em rede. Os projetos são executados em testbeds, que são ambientes protegidos, construídos especialmente para pesquisas experimentais, fora do risco das redes abertas.

Durante o workshop, será anunciado o vencedor de um concurso entre grupos de pesquisa brasileiros, que está sendo realizado pelo MyFire para selecionar o melhor projeto com vocação para ser desenvolvido sob colaboração internacional.

A equipe vencedora, a ser escolhida entre três finalistas que farão apresentações no workshop, será premiada com uma viagem a Poznan, na Polônia, onde será realizado, de 24 a 28 de outubro de 2011, o evento Future Internet Week. Esse encontro será uma oportunidade para o vencedor conhecer especialistas de várias partes do mundo, possíveis parceiros, e fontes de financiamento da Comunidade Europeia para apoio financeiro ao seu projeto.

As inscrições para participar do concurso podem ser feitas até o dia 20 de agosto de 2011 no site do MyFire. Depois, entre os inscritos, serão selecionadas, com anúncio no dia 30 de agosto de 2011, as três equipes que participarão do workshop, em que cada equipe terá 15 minutos para exposição e dez minutos para responder perguntas. A programação do workshop conta com sessões de debates e painéis, com convidados nacionais e internacionais.

Mais informações: www.my-fire.eu/brazilian-workshop

Agência FAPESP