Notícia

Jornal Ipanema online

Eugênio Bucci abre encontro de pesquisadores na Uniso na 4ª

Publicado em 25 outubro 2010

O jornalista Eugenio Bucci abrirá a programação do IV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba (Uniso), na próxima quarta-feira (dia 27). Ele ministrará a conferência "O jornalismo e sua natureza", às 19h, no Auditório C, na Cidade Universitária (Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5).

Bucci é professor da USP, colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" e do site "Observatório da Imprensa", autor de vários livros e ensaios sobre comunicação e jornalismo, e membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo).

A conferência de abertura do Encontro terá entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia. As vagas são limitadas.

A programação terá sequência na quinta-feira (dia 28), no Anfiteatro da Biblioteca. Às 9h, será ministrada a conferência "Paisagens Sonoras", pelo professor José Eugênio de Oliveira Menezes, do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade Casper Líbero. O docente atua também no Grupo de Pesquisa CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia e dedica-se ao estudo de temas relacionados à comunicação, cultura do ouvir, rádio, áudio, meios sonoros, teoria da comunicação, escalada da abstração, narrativa, jornalismo e redes.

Das 13h30 às 18h, acontecerão as apresentações de trabalhos nas oito mesas temáticas, que prosseguirão durante a sexta-feira (dia 29), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Serão debatidos 34 trabalhos, de pesquisadores da Uniso, Unip, Esamc, PUC-SP, UFSC, UFSM, FKB, FACHA, UNESP, USP, UFRB e UFU.

Seis Estados estão representados nesta edição do evento: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. "Nas edições anteriores éramos regionais e agora já ganhamos o âmbito nacional com a participação de universidades de outros estados", destaca a professora Míriam Cristina Carlos Silva, presidente da comissão organizadora.

O IV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura é realizado pelo Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp).

Para o professor Osvando J. de Morais, Coordenador do Mestrado, a realização de eventos desta natureza é fundamental no campo da pesquisa. "O pesquisador pode refletir sobre seu trabalho, ouvir críticas e contribuições e reavaliar sua própria produção, com base na produção de seus pares", ressalta.

Simultaneamente ao evento, estará sendo realizada uma feira de livros, em frente ao Auditório Central.

Os interessados em participar do Encontro podem se inscrever até terça-feira (dia 26), no endereço www.uniso.br/encontrocomunicacao