Notícia

Unisul

Ética médica, currículos, a palavra etc

Publicado em 27 agosto 2009

VAGA PARA DOCENTE

O Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) abriu processo seletivo para contratação de um professor doutor para as disciplinas de protozoologia, helmintologia e artropodologia. As inscrições serão aceitas até o dia 13 de outubro.

O profissional selecionado atuará em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa e terá salário de R$ 6.707,99.

As provas do concurso serão realizadas em duas fases, sendo a primeira, eliminatória, constituída por uma prova escrita que versará sobre o programa da disciplina. Os candidatos aprovados na prova farão a segunda fase do concurso, que será constituída por julgamento de um memorial com prova pública de arguição e prova didática.

O julgamento do memorial deverá refletir o mérito do candidato no âmbito da produção científica, literária, filosófica ou artística, da atividade didática universitária, das atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade, das atividade profissionais e dos diplomas e dignidades universitárias. Informações: www.icb.usp.br (Agência FAPESP)

PÓS DOUTORADO

O Laboratório de Melhoramento de Plantas da Divisão Produtividade Agroindustrial e Alimentos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo tem vaga para de Bolsa de Pós-Doutorado.

Está vinculada ao Projeto Temático "Análise molecular da resistência genética do cacaueiro (Theobroma cacao L.) à vassoura-de-bruxa (agente causal Moniliophthora perniciosa)", coordenado pelo professor Antonio Vargas de Oliveira Figueira. O objetivo principal do projeto é dissecar a cascata de resposta de defesa do cacaueiro em relação à infecção por M. perniciosa.

Os candidatos devem possuir título de doutor, com experiência em microbiologia e técnicas de biologia molecular (amplificação, purificação, clonagem, sequenciamento, expressão gênica), análises de dados usando métodos filogenéticos (de proteínas e ácidos nucleicos), anotação e busca de dados em banco de dados de transcriptoma, análises de ESTs e dominar métodos de avaliação da expressão gênica e proteica. Familiaridade com métodos de mapeamento genético é recomendável.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos, em formato PDF, para o e-mail figueira@cena.usp.br até o dia 3 de setembro de 2009:

• 1) Duas cartas de recomendação;

• 2) Uma carta de apresentação (máximo de uma página A4, times 12);

• 3) Currículo vitae ou Lattes atualizado (pode ser apenas o link).

O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br. (Agência FAPESP)

MESTRADO SÓ ATÉ AMANHÃ

O prazo para o período atual de submissão de Bolsas de Mestrado da FAPESP se encerra no dia 28 de agosto de 2009. As propostas iniciais deverão ser submetidas exclusivamente por meio do Serviço de Apoio a Gestão (SAGe), da FAPESP. Somente deverão ser encaminhadas em papel as solicitações de reconsideração relativas a processos cujas solicitações iniciais também haviam sido feitas em papel.

Nesta submissão e diferentemente do praticado em anos anteriores:

a) a FAPESP não habilitará para análise propostas submetidas inicialmente com erros que prejudiquem a análise; e

b) não será concedido prazo adicional para a reformulação.

Por conta disso, a FAPESP recomenda que a submissão não seja feita nos últimos dias.

Caso pretenda apresentar uma solicitação de Bolsa de Mestrado, observe atentamente as normas dispostas no Manual de Bolsa de Mestrado, na página www.fapesp.br/bolsas/ms, na qual também são apresentados os erros mais frequentes ocorridos no processo de submissão.

O Manual SAGe - Submissão de Propostas de Bolsa de Mestrado está disponível em www.fapesp.br/bolsas/mestrado/manualsage.pdf.

Até o dia 24 de agosto foram submetidas apenas 283 propostas de Mestrado. Um dado preocupante é que no semestre passado 43% das propostas foram submetidas no último dia da submissão. Por isso, a FAPESP reforça a recomendação para que a anexação dos documentos e a submissão das propostas no SAGe não sejam feitas nos últimos dias.

Deixar a solicitação para os últimos dias dificultará o esclarecimento de eventuais dúvidas, podendo acarretar no insucesso irrecuperável da submissão. Antes de enviar a proposta verifique se os documentos estão legíveis e completos.

Erros frequentes

Na inscrição para as Bolsas de Mestrado no primeiro semestre de 2009 foram devolvidas, para correções, 920 (42%) das 2,2 mil submissões recebidas pelo sistema SAGe.

As devoluções ocorreram porque as propostas não reuniam condições para serem avaliadas, por problemas como histórico escolar incompleto, ilegível, sem os critérios de aprovação, carimbo e assinatura ou sem o código de autenticidade, assinatura indevida na manifestação do dirigente da instituição na qual se realizará o projeto e falta de informação sobre o vínculo empregatício/credenciamento do orientador. Tais erros sobrecarregaram o processo e causaram atraso no início da análise do Mestrado e atraso na habilitação de processos de outras linhas de fomento.

A partir do período de submissões iniciado em 10 de julho de 2009, e diferentemente do praticado em anos anteriores, a FAPESP não habilitará para análise propostas submetidas inicialmente com erros que prejudiquem a análise e não será concedido prazo adicional para a reformulação.

Leia mais orientações sobre a submissão de propostas de Bolsas de Mestrado em www.fapesp.br/bolsas/ms. (Agência FAPESP)

VAGAS PARA EMPREENDEDORES

A Incubadora Tecnológica e Educacional de Santo André (Innova), na região do ABC paulista, está em busca de novos empreendedores que queiram se associar à instituição. O objetivo é selecionar projetos inovadores nas áreas de Tecnologia e Educação. Os interessados em integrar a incubadora têm até o dia 30 de setembro para se inscrever no processo seletivo.

Os candidatos devem comprovar, em Tecnologia, atuação em setores de ciência da computação (áreas de tecnologia da informação, médica e industrial), mecânica de precisão, microeletrônica, química fina, telefonia, telefonia celular (games, entretenimento, aplicativos e ferramentas de produtividade) e novos materiais.

Na área da Educação, o perfil desejado é mais amplo e inclui diversas atividades escolares voltadas a alunos, professores e familiares, como, por exemplo, linha de softwares educativos, projetos para parques científicos e museus e criação de centros virtuais de treinamento via internet.

As propostas para ambas as categorias devem atender às necessidades atuais do mercado e os produtos ou serviços a serem desenvolvidos devem ser socialmente responsáveis e garantir um bom padrão de qualidade técnica e comercial.

As empresas selecionadas terão à disposição serviços de capacitação em aspectos técnicos, gerenciais e mercadológicos. A incubadora oferece infraestrutura, apoio e consultorias específicas para o desenvolvimento dos negócios gerados pelos empreendimentos, que podem permanecer vinculados à instituição por um período de até três anos.

Os representantes de empresas interessados em se associar à incubadora devem retirar o edital na sede da Innova, localizada na rua Arthur de Queiroz, nº 680, bairro Casa Branca, em Santo André (SP). Mais informações: www.incubadorainnova.com.br ou telefone (11) 4994-6949.

UM DIRETOR PARA O INPE

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está iniciando processo para seleção de candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Poderão se candidatar ao cargo pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados.

Os documentos dos candidatos ao devem ser enviados até o dia 30 de setembro para Dr. Marco Antônio Raupp, Parque Tecnológico de São José dos Campos

Via Presidente Dutra, km 138 - Bairro Eugênio de Melo 12247-044 - São José dos Campos ou para mraupp@lncc.br. Devem ser enviados carta solicitando inscrição da candidatura, curriculum vitae, incluindo produção científica e/ou tecnológica, e texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o Inpe e aderência do seu projeto de gestão com o plano diretor do instituto. (Agência FAPESP)

MULTIPROGRAMAÇÃO NA TV CULTURA

A TV Cultura finalmente recoloca hoje no ar os canais Univesp TV e Multicultura. Os dois canais passarão a ocupar as freqüências do sinal digital da emissora e contarão com uma programação diária exibida entre 8h e 23h. O Univesp TV contará com uma grade educacional, voltada ao programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo. O canal é fruto de uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta e a Secretaria de Ensino Superior do Estado. Já o Multicultura dedicará seu espaço a exibir programas e atrações que marcaram a história e a grade dos 40 anos da TV Cultura, com a utilização de todo o acervo disponível na emissora.