Notícia

Planeta Universitário

Eta Carinae - a superestrela com um buraco

Publicado em 10 maio 2016

Eta Carinae – a superestrela com um buraco” será o tema da palestra do professor Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, no dia 11 de maio de 2016, às 18h, no Instituto de Física na Cidade Universitária, em São Paulo. Organizado pelo Departamento de Física Matemática, o evento integra a programação do Ciência para Todos, colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

“Eta Carinae é uma das estrelas mais luminosas de nossa galáxia e a estrela mais observada depois do Sol. Sua importância se deve a que ela é a melhor representante que conhecemos da primeira geração de estrelas que iluminaram a ‘idade das trevas’ do Universo e produziram os elementos alfa”, explica Damineli.

A estrela passa por transformações terminais e deve explodir em breve de forma espetacular, segundo o pesquisador. “A descoberta de que a estrela é dupla abriu a oportunidade ímpar de determinar sua massa – principal parâmetro físico das estrelas. Abordarei as descobertas recentes relativas à sua natureza binária”, disse.

Leia mais sobre Eta Carinae em http://agencia.fapesp.br/19490.

O colóquio tem entrada franca e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física. Haverá transmissão ao vivo pelo website: http://iptv.usp.br.

Mais informações: http://fma.if.usp.br/convite.

Agência FAPESP