Notícia

Jornal de Angola online

Estudos técnicos sobre a biodiversidade realizados na província da Lunda-Norte

Publicado em 23 abril 2011

Por Manuela Gomes

O Ministério do Ambiente realiza no dia 25 deste mês uma expedição à Lagoa de Carumbo, Lunda-Norte, com o objectivo de realizar estudos técnicos e científicos sobre a biodiversidade local.

De acordo com uma nota de imprensa, a expedição visa, igualmente, fazer um levantamento técnico e científico para a criação de uma nova área protegida, cuja prioridade está estabelecida na Estratégia Nacional da Biodiversidade e Plano de Acção (NBASP).

Segundo o Ministério do Ambiente, a expedição vai desempenhar um papel importante com vista ao desenvolvimento sustentável, através da conservação e preservação das espécies biológicas.

O documento refere que a expedição surge no âmbito do programa do Ministério do Ambiente que visa aumentar o número de áreas de conservação do território nacional, em função da Estratégia e Plano de Acção Nacionais para a Biodiversidade, que identifica a necessidade de conduta e divulgação ampla dos estudos sobre os habitats terrestres, costeiros e ecossistemas de alto valor biológico.

O trabalho vai ser realizado com a colaboração do governo da província da Lunda-Norte e em parceria com as empresas De Beers Angola, PNUD Angola, FAPESP Brasil e a Sociedade do Nacional Geográfico (SNG). 

Com a duração de quinze dias, a expedição vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais, cuja coordenação está sob responsabilidade da Direcção Nacional da Biodiversidade, afecta ao Ministério do Ambiente.