Notícia

O Vale online

Estudos apontam que Brasil só deve começar vacinação em massa a partir de agosto

Publicado em 20 março 2021

A lentidão na vacinação contra a Covid-19 no Brasil pode comprometer a eficiência da campanha de imunização para reduzir o número de mortes pela doença no atual pico epidêmico. É o que apontam dois estudos científicos divulgados na plataforma medRxiv.

Em um deles, que é de autoria de Eduardo Massad, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), estima-se que cerca de 127 mil vidas seriam poupadas até o fim de 2021 se o Brasil tivesse começado a vacinar em massa em 21 de janeiro, algo em torno de 2 milhões de doses aplicadas ao dia. A média atual tem sido de 200 mil pessoas diariamente, 10% do considerado ideal pelos pesquisadores.

Se os esforços de imunização tivessem ganhado corpo um mês depois, em 21 de fevereiro, o número de mortes evitadas cairia para 86,4 mil até o final do ano.

Segundo Massad, à medida que o tempo passa a estimativa diminui para 54,5 mil (21 de março), 30,3 mil (21 de abril) e 16,4 mil (21 de maio).

"Ao que tudo indica, a vacinação em massa no Brasil só deve começar de fato em agosto. E isso se o Instituto Butantan e a Fiocruz cumprirem a promessa de entregar 150 milhões de doses até julho. Nem estou contando com vacinas de outros laboratórios, como Pfizer, Moderna ou Janssen, porque se chegarem ao país no primeiro semestre será a conta-gotas. Para que um cenário diferente fosse possível, essa negociação deveria ter sido feita já no ano passado", disse Massad em entrevista à Agência Fapesp.

Por meio de uma modelagem matemática e com base nas tendências observadas em dezembro de 2020, como a taxa de transmissão e número diário de novos casos, o grupo liderado por Massad calculou que, se nenhum esforço de vacinação fosse feito ao longo de 2021, o país chegaria ao fim do ano contabilizando 352,9 mil vítimas da Covid-19.

O Brasil segue batendo recorde de mortes e já acumula 287.499 óbitos até esta quinta-feira (18).

"Trata-se de uma subestimativa, pois com a chegada das novas cepas a curva epidêmica tornou-se muito mais acentuada. Essa projeção, no atual contexto, provavelmente ultrapassaria 400 mil óbitos. Ou seja, todos os números apresentados no artigo agora passam a ser o mínimo, o piso", disse Massad.

Na avaliação do pesquisador, o Brasil já vive a terceira onda da Covid-19, que teria começado após o pico de casos observado em janeiro deste ano.

"A segunda onda nem chegou a cair substancialmente quando emergiu a nova variante e o número de casos voltou a acelerar. De quatro semanas para cá temos quebrado recorde atrás de recorde".

Na RMVale, para conseguir vacinar a demanda de trabalhadores da saúde e de idosos acima de 60 anos, a região precisará de mais cerca de 100 dias, considerando o atual ritmo de vacinação..

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL Valor Econômico online Valor Econômico Valor Econômico online Valor Econômico online Folha de Pernambuco online Correio Braziliense online Correio Braziliense Diário de Pernambuco online CNN (Brasil) Correio Braziliense online Yahoo! Estado de Minas online Yahoo! BOL UOL Yahoo! Meio Norte online (Piauí) A Crítica (MS) online Tribuna do Norte (Natal, RN) online O Rio Branco online Galileu online Diario de Ciencias Aplicadas (Argentina) Revista Cenarium online Bahia.ba Brumado Urgente Portal da Enfermagem Jornal Alerta Jornal Local (Campinas, SP) online Time 24 News (EUA) Click 3L Altair Tavares Blog A Crítica Semana On Gazeta de Natal Revista Amazônia Dom Total Tribuna da Imprensa Livre online MSN Poder360 Portal Gongogi Press From Brasil (EUA) Plantão News (MT) Ponto Crítico The World News (Ucrânia/Brasil) Blog de Altaneira Portal Gongogi NewsLab online Atemporal Panorama Farmacêutico Saense Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Physician's Weekly (EUA) AmambaInforma Visão News Conexão MT Portal Gongogi Guia Viver Bem Rondônia Real TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Ata News Brasil Soberano e Livre Head Topics (Portugal) Jornal Ação Popular IG TV Prefeito TV do Povo Jornal do Dia (Amapá) Le Gran Capital News Diário da Amazônia online BBC Brasil Terra Época Negócios online O Acre Agora O Bom da Notícia Jornais Virtuais Portal Mato Grosso Bem Notícias Giro Marília Portal Lapada Lapada Voz MT O Atual Portal dos Comuns Press From Brasil (EUA) Nh Tv Paraná Praia