Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Estudos apontam 11 áreas do conhecimento em que a pesquisa brasileira se destaca no mundo

Publicado em 22 fevereiro 2007

A edição 132 da revista Pesquisa Fapesp, publicada em fevereiro, divulga estudos sobre o perfil da pesquisa nacional no panorama científico mundial. A reportagem mostra em quais áreas artigos de cientistas brasileiros são mais citados e as instituições que se destacam. A UFMG é citada nas áreas de saúde e biologia.

Os estudos foram publicados originalmente na revista Anais da Academia Brasileira de Ciências, pelos pesquisadores Rogério Meneghini e Abel Packer, do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Eles trabalharam com a produção acadêmica entre os anos de 1994 e 2003 e, mais especificamente, como relata a revista, "o conjunto de 248 artigos científicos citados mais de cem vezes em outros artigos de publicações vinculadas à base de dados Thomson-ISI (Instituto para Informação Científica, na sigla em inglês)".

Essa amostra representa 0,23% dos 109.916 artigos de brasileiros publicados em revistas indexados no ISI naquele período. A repercussão de um paper é ordinariamente medida pelo número de menções que ele recebe em outros artigos. O passo seguinte foi tentar agrupar os 248 artigos em áreas do conhecimento. Foi possível encontrar denominadores comuns em 114 deles, levando os autores a concluir que 25 núcleos de excelência brasileiros obtiveram destaque especial em 11 diferentes campos".

Leia a reportagem completa no endereço eletrônico http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3149&bd=1&pg=1&lg=