Um estudo realizado pela equipe da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) foi selecionado para o evento de 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O estudo intitulado “Heparanase 1 upregulation promotes migration, invasion and vascular endotelial growth, and is a predictor of low survival for oral cancer” desenvolvido pela Pós-doutoranda Lucilene Lopes Santos (bolsista PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação da FMJ), Dr. André Nimtz Rodrigues (Doutorando do Programa de PG/FMJ, Cirurgião de Cabeça e Pescoço), e outros colaboradores, sob orientação da Profa. Dra. Nilva K Cervigne Furlan foi selecionado dentre milhares de trabalhos submetidos de todo o Brasil, entre os 60 melhores, para ser apresentado em um evento promovido pela Agência Fapesp, em comemoração aos seus 60 anos.
Este trabalho, recentemente publicado na revista internacional Frontiers in Cell and Developmental Biology (16 June 2022, doi: 10.3389/fcell.2022.742213), caracteriza o papel da proteína HPSE1 na biologia do câncer oral. Brevemente, os resultados obtidos no estudo demonstraram que a superexpressão da HPSE1 está significativamente envolvida em vários processos da progressão do câncer oral, determinando tal enzima como um marcador molecular prognóstico potencial para esta neoplasia, ou seja, poderia auxiliar na classificação e distinção de tumores orais mais e menos agressivos.
Com base na experiência prévia da FAPESP com o programa “Escola São Paulo de Ciência Avançada” e, a nível internacional, no “Lindau Nobel Laureate Meetings”, a FAPESP realizou, nos últimos dias 7 a 10 de agosto de 2022, no Hotel Fazenda Dona Carolina, localizado em Itatiba-SP, o evento “Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida”.
Lucilene realizou a apresentação oral do seu trabalho no dia 08 de Agosto, que foi avaliado pelo então Vice-presidente da FAPESP e Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Prof. Dr. Ronaldo Aloise Pilli (Foto 1). O avaliador elogiou a pesquisa desenvolvida na FMJ, destacando sua importância e relevância para a comunidade científico-acadêmica, e para o público de indivíduos que, a longo prazo, poderia vir a se beneficiar desse tipo de pesquisa.
Compartilhe isso: