Notícia

Ideia Somada

Estudo sobre alimentação e saúde busca volentários de todo o País

Publicado em 10 agosto 2020

Por Agência FAPESP

O NutriNet Brasil, estudo sobre alimentação e saúde, busca voluntários para identificar os principais padrões de alimentação praticados no país e analisá-los em relação ao risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

O estudo de coorte é realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP) e tem apoio da Fapesp no âmbito do Projeto Temático “Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países”.

A pesquisa teve início no mês de janeiro de 2020 e acompanhará por 10 anos características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas residentes nas diferentes regiões do Brasil. No momento, o NutriNet Brasil conta com mais de 76 mil participantes.

As informações geradas pelo estudo serão essenciais para orientar programas e políticas públicas de promoção da alimentação saudável no País.

Para participar do estudo é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, residir no Brasil, ter acesso à internet (via celular ou computador) e fazer um rápido cadastro na plataforma digital da pesquisa no site do NutriNet Brasil.

Na plataforma, o participante responde ao questionário inicial do estudo. Notificações por e-mail ou SMS avisarão quando novos questionários estiverem disponíveis. Todos os dados fornecidos ficarão armazenados sob absoluto sigilo no sistema InterNuvem da USP.

Mais informações em: https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/ e https://youtu.be/jR4yVuV7Cmo.

Fonte: Fapesp / Foto: Pixabay