https://audios.ebc.com.br/51/51edcab096a160a3c4c496ee22a411c8.mp3
Pesquisa da USP aponta também a relevância das pessoas assintomáticas, pois cerca 80% dos contaminados são assintomáticos
Estudo da USP publicados em revista científica, mostra que o novo coronavírus infecta e se replica em glândulas salivares.
Sobre o tema o Revista entrevistou Bruno Fernandes Matuck, pesquisador da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, autor do estudo,doutorando na Faculdade de Odontologia da USP.
Ele comenta que no mundo científico o trabalho mostra uma nova vertente, que o vírus não só é só transmitido através de fluidos respiratórios, mas também com a saliva.
Mostra uma relevância das pessoas assintomáticas que tem uma capacidade de contaminação importante. Cerca 80% dos contaminados são assintomáticos, afirma.
O resultado da pesquisa reforça a necessidade do uso de máscara nos ambientes, evitar falar próximo aos alimentos e a lugares de preparo de comida.
Sobre beijo ele comenta que o trabalho mostra que além do contato da saliva com a mucosa ainda tem a carga viral.
Confira entrevista no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.