Notícia

G1

Estudo revela peixes da mata atlântica

Publicado em 11 junho 2007

Novo livro traz dados sobre 309 espécies do ecossistema, das quais 50 podem sumir. Obra deve servir de referência para pesquisas e conservação dos animais.

Uma lacuna das grandes sobre a variada e pouco conhecida fauna de peixes da mata atlântica começa a ser preenchida hoje, com o lançamento de um livro com uma lista de mais de 300 espécies aquáticas do ecossistema - mais de 250 das quais só existem ali e em nenhum outro lugar do mundo.

O livro "Peixes de Água Doce da Mata Atlântica" é pioneiro ao fazer um mapeamento completo dessa diversidade. Além de inúmeras fotos dos animais em questão, ele traz dados sobre sua distribuição geográfica, papel ecológico e ameaças sofridas - da lista de 309 espécies, calcula-se que 49 estejam oficialmente ameaçadas de extinção.

O livro, produzido pelo Museu de Zoologia da USP, foi elaborado por Naércio Aquino Menezes, Stanley Weitzman, Osvaldo Oyakawa, Flávio Lima, Ricardo Castro e Marilyn Weitzman. O apoio financeiro para produzi-lo veio da ONG de pesquisa Conservação Internacional, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O trabalho também traz avaliações sobre como melhorar a saúde da fauna de peixes da mata atlântica, que é um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do Brasil. Segundo Menezes, o acervo de imagens sobre as espécies aquáticas é o maior já obtido para a mata atlântica.

O livro pode ser adquirido no Museu de Zoologia da USP e custa R$ 90,00.