Notícia

Diário de Pernambuco online

Estudo revela impacto de traumas infantis na saúde mental dos adolescentes (62 notícias)

Publicado em 11 de fevereiro de 2025

Uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em colaboração com a Universidade de Bath, no Reino Unido, identificou uma forte correlação entre experiências traumáticas na infância e o surgimento de transtornos psiquiátricos, durante a adolescência. O estudo, publicado na revista The Lancet Global Health, analisou dados de mais de 4.000 jovens brasileiros participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004.

Os resultados indicam que mais de 80% dos participantes vivenciaram ao menos um evento traumático antes dos 18 anos, incluindo violência doméstica, abuso físico ou sexual, acidentes graves, desastres naturais ou a perda de um dos pais. Estima-se que 30,6% dos diagnósticos psiquiátricos aos 18 anos, estejam relacionados a essas experiências adversas na infância.

A professora Alicia Matijasevich, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e coautora do estudo, enfatiza a importância de estratégias de prevenção e intervenção precoce, para mitigar os efeitos desses eventos ao longo da vida adulta.

Este estudo ressalta a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção infantil e ao suporte psicológico desde cedo, visando prevenir o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos na adolescência e promover o bem-estar das futuras gerações.