Em pacientes com obesidade, compostos presentes na casca da jabuticaba são capazes de diminuir a glicemia. A jabuticaba é uma frutinha natural do Brasil cheia de nutrientes e vitaminas. Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e financiada pela Fapesp descobriu que a casca da fruta pode ajudar no tratamento de obesidade e síndrome metabólica.
Apesar de ser geralmente descartada pelo sabor adstringente, a casca da jabuticaba tem compostos fenólicos e fibras capazes de modular o metabolismo da glicose. Os 49 participantes comeram pelo menos 15 gramas da casca ao longo de cinco semanas, e os resultados mostraram uma melhora nos níveis de inflamação e de glicose no sangue.
“Neste trabalho, avaliamos o consumo prolongado e descobrimos que esse efeito na glicose se dá inclusive no período posterior à refeição, ou seja, na glicemia pós-prandial”, afirma o professor da Unicamp e coordenador da investigação, Mário Roberto Maróstica Junior, em entrevista à Agência Fapesp.
Leia a matéria completa em metropoles.com