A pesquisa é baseada em um modelo matemático desenvolvido na Unicamp
Um modelo matemático desenvolvido pelo professor do Instituto de Geociências da Unicamp, Renato Pedrosa, indica que, caso o isolamento social no estado de São Paulo continua abaixo do recomendado, a adoção de um isolamento total obrigatório (lockdown) será necessária.
O modelo de isolamento intitulado como lockdown é eficaz para evitar que o sistema público de saúde atinja o limite da capacidade de atendimento. São Paulo está com o nível de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) acima de 80%.
A pesquisa utilizou dados reais do crescimento do número de casos de covid-19 do mês de abril em São Paulo, que indicavam taxa de contágio da doença de 1,49 para o estado de São Paulo e de 1,44 para a capital.
Isso demonstrou que a taxa de contágio é afetada diretamente pelo nível de isolamento social da localidade analisada, ou seja, quanto maior o nível de isolamento, menor é a taxa de contágio.
O estudo conclui então que, mantidos esses níveis de contágio, e as taxas de isolamento que, em média, estão abaixo dos 50%, os valores projetados indicam, ainda em maio, o sistema público de saúde da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) atingirá seu limite de atendimento.