Notícia

Jornal do Brasil online

Estudo: estresse pode acometer mulheres com câncer de mama

Publicado em 02 dezembro 2010

SÃO PAULO - Estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) indica que mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem ser acometidas por síndrome psiquiátrica aguda, chamada de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), comuns em pessoas submetidas a situações traumáticas. As informações são da Agência Fapesp.

O estudo foi realizado com 290 pessoas atendidas no hospital Pérola Byington, em São Paulo, entre agosto de 2006 e março de 2007. 81% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama tiveram sintomas do TEPT presentes. As características são: evitar lembranças ligadas ao episódio, hiperestimulação, irritabilidade, dificuldades de concentração e recordações recorrentes, aflitivas e intrusivas.

O TEPT pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes e também o tratamento contra o câncer de mama. Pacientes que apresentaram sintomas do transtorno aderiram menos aos tratamentos. 13,3% dos pacientes com o transtorno abandonaram o tratamento após o primeiro ano. O TEPT é considerado imprevisível, com grande parte dos pacientes não expondo sintomas até o diagnóstico da doença.

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/12/01/estudo-estresse-pode-acometer-mulheres-com-cancer-de-mama/