Várias pesquisas e relatórios de projetos educacionais têm apontado que uma das possibilidades para melhorar a qualidade do ensino é inovar as metodologias e variar as formas de apresentar os conteúdos para os alunos. Essas inovações em grande parte estão associadas ao uso das novas tecnologias no processo de ensino.
Projeto da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara, foi recentemente aprovado para a linha de fomento Ensino Público da Fapesp com o intuito justamente de ampliar o uso dos objetos em outras disciplinas e envolver um maior número de alunos e será desenvolvida em 2013/2014.
A origem do projeto aprovado pela Fapesp está no Núcleo de Ensino da Unesp. A ação então desenvolvida demonstrou que o uso dos chamados Objetos de Aprendizagem pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da aprendizagem.
Diante dos bons resultados, uma nova versão do projeto foi submetida para a Fapesp com o intuito de ampliar o uso dos objetos em outras disciplinas e envolver um maior número de alunos.
Durante 2 anos uma equipe de professores e bolsistas do núcleo de ensino da Unesp desenvolveram atividades com objetos de aprendizagem em uma escola pública estadual,. Os resultados não deixaram dúvidas, nos conteúdos trabalhados com os objetos, os alunos em média tiveram um resultado 32% superior aos conteúdos trabalhados de maneira tradicional, conta Sílvio Henrique Fiscarelli, coordenador do projeto.
Em todas as 8 classes de Ensino Médio analisadas, totalizando quase 400 alunos, o desempenho dos alunos se mostrou superior, quando foram utilizados Objetos de Aprendizagem para abordar os conteúdos de Física e Matemática.
Comparando estatisticamente os desempenhos dos alunos nas atividades realizadas em sala de aula, com as atividades nas quais foram utilizados os Objetos de Aprendizagem, observou-se que os estudantes obtiveram um desempenho melhor e mais homogêneo com o uso desse tipo de recurso.
Outra conclusão importante obtida na análise dos dados é o fato dos alunos com menor desempenho em sala de aula obterem maiores ganhos nas atividades com os "Objetos de Aprendizagem".
Foi constatado que os alunos que obtinham média 5 ou abaixo deste valor nas atividades em sala de aula melhoraram 51% seu desempenho, enquanto os alunos com média superior a 5, obtiveram um ganho médio menor, de apenas 13%. Ou seja, os alunos que tem maior dificuldade de aprendizagem são os mais beneficiados pelo uso dessa tecnologia.
Com o apoio da Fapesp foram adquiridos 35 computadores que serão utilizados em sala de aula, evitando que os alunos precisem se deslocar para o laboratório de informática para utilizarem os objetos de aprendizagem. O projeto envolve 7 professores que recebem bolsa da Fundação para se dedicar às atividades, 5 disciplinas ((português, Matemática, Física, Química e Filosofia) e apresenta-se como uma iniciativa inédita de uso de objetos de aprendizagem no Ensino Médio Brasileiro.