Notícia

Feed & Food online

Estudo do IZ é certificado no Temple Grandin

Publicado em 26 julho 2018

Uma pesquisa realizada no Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA/SP) em parceria com Universidades de São Paulo e Minas Gerais, sobre o "Efeito do afago pré-parto sobre o cortisol do leite em vacas Gir Leiteiro" foi selecionada entre os melhores trabalhos apresentados no Workshop Temple Grandin de Bem-Estar Animal.

O reconhecimento veio por meio da pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Colorado Mary Temple Grandin, uma das maiores autoridades mundiais em bem-estar de animais de produção.

A pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da Fapesp e teve como objetivo avaliar o efeito da estimulação tátil em vacas gir leiteira no período pré-parto sobre o cortisol do leite. O experimento utilizou dois tratamentos com 21 animais cada, no qual um grupo recebeu afago antes do parto e outro não.

"O prêmio é um reconhecimento ao trabalho e dedicação da equipe, que por dois anos, compartilhou experiências e companheirismo", destaca a pesquisadora Lenira El Faro Zadra, que participou do estudo. O experimento foi conduzido no Campo Experimental Getúlio Vargas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

Para a realização do processo foi utilizado o leite congelado a menos 20ºC para análise de cortisol por meio de kits imunoemzimáticos específicos. Os efeitos de tratamento e mês de coleta (MC) foram significativos sobre os níveis de cortisol, sendo que a média de cortisol para o grupo que recebeu o afago foi menor.

O treinamento ocorreu no brete, 30 dias pré-parto, duas vezes ao dia por cinco minutos por animal, durante 14 dias, escovando-se todo o corpo das vacas. Durante a lactação foram colhidas amostras de leite nos dias de lactação na sala de ordenha.

"O resultado que encontramos, aplicando um simples manejo, indicou que há várias possibilidades para a continuidade e aprofundamento dos estudos, envolvendo populações maiores e informações genéticas", enfatiza a pesquisadora.

Fonte: IZ, adaptado pela equipe feed&food.

 

 

 

 

 

Cerimônia ocorreu durante o workshop realizado em São Paulo (SP) (Foto: divulgação) (Foto: )