Notícia

ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade

Estudo descobre que hormônio menos presente em pessoas obesas favorece coronavírus

Publicado em 18 agosto 2020

Estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), demonstrou que o hormônio irisina, quando menos presente em pessoas com obesidade, favorece a presença do coronavírus (Covid-19).

Ainda em fase preliminar, em cultura de tecidos, a pesquisa explica que a irisina é conhecida como hormônio do exercício, pois, é naturalmente liberada no organismo durante as atividades físicas, ajudando na transformação de gordura em energia. Nesse sentido, a análise sugere que a falta dessa substância hormonal torna a pessoa mais predisposta à doença.

Ao contrário, a presença em maiores quantidades de irisina favorece não só ao gasto energético, com também ajuda contra doenças metabólicas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Inicialmente, a ideia do grupo de pesquisadores envolvidos, que conta com a presença da professora Marna Eliana Sakalem, do Departamento de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas (CCB), era estudar o papel do hormônio na redução do tecido adiposo, em comparação a outros hormônios. No entanto, em meio à pandemia, os cientistas aproveitaram a grande quantidade de dados coletados e ampliaram o foco.

O estudo

O artigo, intitulado Irisin modulates genes associated with severe coronavirus disease (Covid-19) outcome in human subcutaneous adipocytes cell culture, está na edição de setembro de 2020 da revista científica Molecular and Cellular Endocrinology, que é uma renomada publicação holandesa de endocrinologia criada em 1974.

O periódico possui mais de 16 milhões de documentos em seus arquivos e mais de 30 mil e-books. O número de downloads já ultrapassou 1 bilhão.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Mais suscetíveis

Vale ressaltar que, recentemente, outro estudo demonstrou que pessoas obesas são mais suscetíveis à Covid-19. Desenvolvido por cientistas da Califórnia, nos Estados Unidos, uma pesquisa analisou dados de 5.652 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus.

Na análise, os estudiosos descobriram que a obesidade é um fator importante de agravamento da doença, podendo aumentar os riscos de morte, principalmente, no caso de pacientes do sexo masculino com menos de 60 anos.

Publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, o levantamento analisou pessoas infectadas entre fevereiro e maio de 2020. Nesse sentido, os pesquisadores concluíram que pacientes obesos deste grupo tinham até quatro vezes mais chance de morrer pela doença.

"Encontramos uma associação impressionante entre o IMC e o risco de morte entre pacientes com diagnóstico da Covid-19 em um sistema integrado de saúde. Essa associação foi independente das comorbidades relacionadas à obesidade e outros fatores potenciais", escrevem os autores.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Portal R7 UOL O Estado de S. Paulo UOL G1 Correio Braziliense online Correio Braziliense Folha.com IstoÉ online Terra Folha Vitória online Galileu online Folha do ABC online Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Mundo e Meio Jornal Alerta Jornal Opção (Goiânia, GO) online Jornal da Ciência online Terra Biblioteca FMUSP Portal da Enfermagem Atemporal TV Jornal MSN Central das Notícias Refugo NewsBeezer Leia Notícias Blog Jornal da Mulher EdsonVidigal.com O Sul online Folha Regional MS online PB Agora Algomais online Portal Pinzón LabNetwork MSN O Sul Acontece Botucatu Rádio Piratininga 750 AM Top Stories Brazil Tropical FM 99 Revista Amazônia Olhar Digital Dom Total Portal do Zacarias Revista Go Outside online Agência 14 News Notícias Botucatu Portal do Governo do Estado de São Paulo Gazeta de S. Paulo online A Província do Pará Estrela Guia News Mercado Fitness (Argentina) Leia Já Jornal O Coletivo Saber Atualizado Jornal de Piracicaba ID News Jovem Pan Diário do Rio Claro Fato Amazônico BandMulti Público A O Hoje (Goiânia, GO) online Paraíba Total Jornal Cidade - Rio Claro O Londrinense Bonfim Notícias Coluna Italo outrosquinhentos.com Pfarma Tatame online Farol News Notícias do Dia Post TV TV do Povo Terra LANCE! Votunews Terra TV Alesp Infomed - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas Matanzas (Cuba) Revista Atenção Rádio Santa Cruz Jornal Regional