Notícia

ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade

Estudo da Unesp indica que vitamina D pode aumentar taxas de desaparecimento do câncer de mama após quimioterapia (119 notícias)

Publicado em 06 de junho de 2025

Poder360 Telemundo (EUA) InfoMoney Blog A Crítica Mais Top News TDT News Economia em Pauta Aliados Brasil Oficial El Aragueño (Venezuela) Prensa Libre (Guatemala) online BataNews Portal AZ Jornal Fluminense Tudo é Espanto Revista DATAVENIA online TV Foco El Nuevo Diario (República Dominicana) La República EC (Equador) UDGTV - Canal 44 (México) Proceso Digital (Honduras) MSN en Español RCV - Radio Cadena Voces (Honduras) NCV News Portal Prudentino A Crítica (MS) online Ceará Notícias Jornal GGN Portal Mulher Amazônica Termômetro da Política Jornal Floripa Tribuna de Minas online Francomacorisanos.com (República Dominicana) EmSergipe Jornal Floripa Inspired News Gazeta Info online (Limeira,SP) Portal Nova Alternativa La Prensa (Honduras) online HPServiços A Gazeta do Amapá Inspired News Folha do ABC online Cable Noticias (Colômbia) Radar 18 Gizmodo Hora Campinas O Seringal FocoNews Portal Mariliense Jornal de Itatiba online O Piauí Hoy Digital (República Dominicana) Leal Junior Markos Zaurelio Bnews São Paulo Folha de Curitiba Dominican News (República Dominicana) Listin Diario (República Dominicana) Noticias 22 (República Dominicana) TRAUM Jornal Cidadã NewsLab online Portal Âncora 1 Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo Teleradioamerica (República Dominicana) Clikar Lavras Ontem e Hoje Blog O Cubo Leia Notícias Região Noroeste Batatais 24h Primera Hora (Porto Rico) online Portal R3 Visão Oeste TDT News Saense Aliados Brasil Oficial Pleno.News Ouro Preto Online Gazeta de Piracicaba - Piracicaba www.losmocanos.com canalvoxnoticias.com.br primeirahorams.net.br vidasana.sv www.ondaviva.com.br portaldestaknoticias.com.br castilhosp.com.br bsbonline.com.br

A vitamina D pode ser uma aliada do tratamento do câncer de mama. Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) mostrou que a suplementação da vitamina pode aumentar a eficácia da quimioterapia, de acordo com informações da Agência FAPESP.

De acordo com os pesquisadores, a substância desponta como potencial alternativa para drogas de difícil acesso, cujo objetivo também é aumentar a resposta à quimioterapia.

Com o apoio da FAPESP, a equipe analisou dados de 80 mulheres com mais de 45 anos que iriam iniciar o tratamento no ambulatório de oncologia do Hospital das Clínicas da FMB-Unesp. Elas foram separadas em dois grupos: 40 participantes tomaram 2.000 UI (unidades internacionais) de vitamina D por dia, enquanto as outras 40 receberam comprimidos placebo.

Os resultados, publicados na revista científica Nutrition and Cancer, mostraram que após os seis meses de tratamento oncológico e de suplementação, 43% das participantes que usaram a vitamina D tiveram o desaparecimento da doença com a quimioterapia, contra 24% do grupo placebo. Todas as participantes do estudo realizaram a quimioterapia neoadjuvante, quando o tratamento é utilizado para facilitar a cirurgia de retirada do tumor.

Mesmo com uma amostra pequena de participantes, foi possível observar uma diferença expressiva na resposta à quimioterapia. Além disso, a dosagem usada na pesquisa [2.000 UI por dia] está muito abaixo da dose de ataque para a correção da deficiência de vitamina D, que costuma ser 50.000 UI por semana — afirma Eduardo Carvalho-Pessoa, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo e um dos autores do artigo, à Agência FAPESP.

A maior parte das participantes do estudo tinha níveis baixos de vitamina D (menos de 20 nanogramas por mililitro de sangue – ng/mL). Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o recomendado é entre 40 e 70 ng/mL.

— Com a suplementação, os níveis aumentaram ao longo do tratamento quimioterápico, o que reforça uma possível contribuição na recuperação das pacientes — conta à Agência FAPESP Carvalho-Pessoa. — A vitamina D é uma opção acessível e barata em comparação a outras drogas usadas para melhorar a resposta à quimioterapia, algumas delas nem incluídas no rol do Sistema Único de Saúde.

Para o pesquisador, os achados abrem caminho para uma investigação mais aprofundada sobre o papel auxiliar da substância na resposta ao tratamento oncológico.

São resultados animadores que justificam uma nova rodada de estudos com um número maior de participantes. Isso vai permitir um maior entendimento sobre o papel da vitamina D no aumento da resposta ao tratamento quimioterápico e, por consequência, na maior chance de remissão do câncer de mama — conclui.

Imunidade

Apesar do nome, a vitamina D é um hormônio que atua na absorção de cálcio e fósforo, sendo fundamental para a saúde óssea. Estudos recentes têm destacado que ela também desempenha um papel importante no sistema imunológico, ajudando a combater infecções e doenças como o câncer. No entanto, a maioria dos estudos que relacionam câncer e suplementação de vitamina D utilizou doses elevadas da substância.

A obtenção desse hormônio se dá, sobretudo, por meio da exposição à luz solar e da alimentação. A ingestão diária recomendada para quem não tem carência da vitamina é de 600 UI, enquanto pessoas idosas devem consumir 800 UI por dia. Vale lembrar que o excesso pode ser tóxico e causar vômito, fraqueza, além de dores ósseas e cálculo renal.