Notícia

Rádio Sanca Web TV

Estudo da UFSCar sobre uso de jogos no processo de aprendizagem convida voluntários (1 notícias)

Publicado em 22 de maio de 2021

Por Ivan Lucas

Objetivo é investigar versão gamificada de procedimento de ensino computadorizado

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investigando os processos de aprendizagem simbólica a partir do uso de um procedimento gamificado (baseado em jogos) e, para isso, está convidando participantes voluntários.

"Gamificação é o uso de elementos de jogos em outros contextos, seja educacional, seja venda de produtos, mídias sociais, entre outros", explica Alceu Regaço, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. "É uma tendência recente na área educacional pelas vantagens que pode trazer, quando bem aplicado", completa ele.

O objetivo do trabalho é testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. "Esse procedimento pode ser utilizado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar. Gamificar esse processo pode nos ajudar a aplicá-lo em contextos mais amplos, aumentar o engajamento e melhorar a performance dos aprendizes", aponta o mestrando da UFSCar.

O estudo "Uso de jogos na formação de classes de equivalência" tem orientação do professor Julio Cesar de Rose, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Pode participar da pesquisa qualquer pessoa maior de 18 anos e que possua um computador com Internet. A participação é inteiramente online e ocorre em duas etapas.

No primeiro dia, o procedimento dura no máximo uma hora e, no segundo dia, que ocorre uma semana depois, leva cerca de 10 minutos. Interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (11) 99419-0099. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 40154520.1.0000.5504).